07 julho 21
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Têxteis portuguesas saem revigoradas da Milano Unica

Ao segundo e último dia da Milano Única, as empresas e marcas portuguesas saem revigoradas com o regresso às feiras olhos nos olhos. “O toque e o cair são factores muito importantes na diferenciação”, diz o CEO da Fitecom, João Carvalho, satisfeito com o regresso à importante feira de Milão.

A par da Fitecom, também as empresas Albano Morgado, Anbievolution, Lemar, Modelmalhas e RDD integraram a comitiva From Portugal que nestes dois dias marcou presença naquela que é uma das mais importantes feiras de tecidos do calendário mundial da moda. A excelência do têxtil português esteve ainda representada pela Penteadora, Paulo de Oliveira, Tessimax, Riopele, TMG e Somelos.

À partida para Milão Rita Fortes, Sales Manager da Riopele mostrava-se entusiasmada com o regresso aos encontros presenciais. “Há uma enorme vontade, seja da nossa parte como dos clientes, em retomar o contacto físico”, avançava, prometendo surpreender “tanto com a coleção principal como na área da sustentabilidade”.

Um otimismo partilhado pela Modelmalhas, que regressou a Itália com as suas quatro linhas de produto: Advanced (têxteis técnicos), Essential (básicos), Fancy (malhas de moda e pormenores) e Premium (seleção de produtos). “Itália representa cerca de 20% das nossas exportações pelo que é um mercado muito relevante, mas também esperamos encontrar clientes do Norte da Europa e de alguns países de leste”, avançava o comercial da empresa,  John Gomes.

Também António Teixeira, administrador da Penteadora destacou a importância do regresso às feiras físicas. A empresa levou a Milão “uma larga oferta em tecidos de teia e trama com certificação GRS, destinados a fato e casaco. Tecidos sobretudo elásticos que conferem o desejado conforto e sensação de liberdade”, explicou o administrador.

Presença habitual na Milano Única a Lemar apresentou “a maior e mais abrangente coleção de tecidos sustentáveis produzida na empresa,  onde o poliéster e a poliamida reciclados como as novas opções biodegradáveis são, sem dúvida, as estrelas da estação”, como explicou Filipe Salgado, o responsável pelo mercado italiano da Lemar.

A participação das PME portuguesas na Milano Única é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto From Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

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