11 Dezembro 19
Inauguração

António Moreira Gonçalves

Tajiservi muda-se para uma nova casa, cinco vezes maior

A Tajiservi prepara-se para entrar em 2020, não só com o pé direito, mas com um verdadeiro salto em frente. A empresa especializada em máquinas e consumíveis para bordados vai mudar-se já em Janeiro, das suas atuais instalações em Lordelo, Guimarães, para um novo espaço, com uma área cinco vezes maior, em Vila das Aves, Santo Tirso. A inauguração, no dia 24 de Janeiro, será marcada com a realização das Tajiservi Talks, um ciclo de conferências dedicado ao tema da sustentabilidade.

“É uma espécie de regresso a casa, porque as novas instalações são em Santo Tirso, onde a empresa nasceu em 1994”, observa Júlia Petiz, CEO da empresa. O espaço actual, para onde a empresa se mudou em 2003, tem apenas 600m2, o que se revela demasiado curto para toda a estrutura da empresa. “Nestas instalações, uma pessoa entra e sente-se logo empurrada para fora”, graceja a administradora da empresa.

Para resolver o problema, a Tajiservi adquiriu o edifício de uma antiga confecção, desactivada há vários anos, que agora está a ser totalmente renovado para acolher a empresa já a partir de Janeiro. As novas intalações, localizadas na Vila das Aves, contam com um total de 2700m2 – dotadas ainda de um grande espaço de armazenamento em altura – o que representa o quíntuplo do espaço que a empresa tem actualmente.

A mudança representa o culminar de um processo que durou cerca de dois anos, ao longo dos quais a administração da Tajiservi esteve à procura do espaço ideal para assentar raízes. Com as obras a chegarem ao fim, a empresa, que actualmente emprega 20 pessoas, espera estar já no novo centro de operações no próximo mês.

A inauguração oficial está marcada para o dia 24 de Janeiro, com a realização das Tajiservi Talks, um ciclo de conferências que será dedicado ao tema da sustentabilidade, nomeadamente ao novo paradigma dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “Esta é uma política que temos assumido na nossa empresa ao longo dos últimos anos”, esclarece a gestora da Tajiservi, dando como exemplo a redução do desperdício, com o reaproveitamento de vários materiais de produção, e a substituição da frota automóvel da empresa por carros eléctricos (as novas instalações prevêem a instalação de carregadores eléctricos).

Entre os oradores convidados para as Tajiservi Talks, está já confirmada a presença de Paulo Vaz, director-geral da ATP, e de Catarina Lopes, fundadora da marca de moda sustentável Nüwa.

Partilhar