24 Janeiro 20
Inauguração

António Moreira Gonçalves

Tajiservi abre portas da nova casa a pensar no velho planeta

É com uma inauguração totalmente diferente do habitual que a Tajiservi abre esta sexta-feira as portas da sua nova casa. A empresa, agora localizada em Vila das Aves, convidou toda a comunidade para um dia de Tajiservi Talks: um ciclo de conferências, com palestrantes internacionais, totalmente dedicado ao tema da sustentabilidade. O convite foi bem aceite, com amigos, parceiros e as autoridades locais a marcarem presença.

“Temos todos nós a responsabilidade de garantir o futuro não só do planeta mas da própria humanidade”, foi com estas palavras que Júlia Petiz, CEO da Tajiservi, deu o mote para a inauguração/conferência que a empresa recebe esta sexta-feira. A inauguração nos moldes tradicionais foi substituída por um dia de apresentações e debate, centrado no conceito dos 3 R’s: Reciclar, Reduzir e Reutilizar.

A conferência conta com a presença de várias personalidades da moda e da indústria têxtil. Paulo Vaz (AEP, ex-diretor geral da ATP), Paulo Gomes (Projecto Greencircle) e Catarina Lopes (da marca de moda sustentável Nüwa) estão entre os oradores convidados, numa lista encabeçada pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

Especializada em máquinas e consumíveis para bordados, a empresa conta ainda com a presença de representantes das várias marcas internacionais que representa – a começar pela Tajima, que inspirou o nome da empresa, mas também a Pulse, a Seit, a Kornit, a UES Foils e a Düzei. Todas com o foco em inovações mais limpas e protectoras do planeta. “Os nossos parceiros estão já nesta linha, sabem que é o presente e o futuro, e se Portugal fizer esta viragem pode ser um mercado fundamental”, salienta a responsável pela Tajiservi.

As novas instalações representam para a Tajiservi um grande passo em frente. Com o investimento a rondar um milhão de euros, a Tajiservi passa a contar com 2700 m2 – o quíntuplo dos antigos 600m2. Uma mudança que será acompanhada pelas preocupações ambientais. “Estamos a substituir toda a nossa frota por veículos eléctricos, já temos três adquiridos, e o próximo passo será encontrar a melhor alternativa em energias renováveis para fornecer o edifício”, adianta Júlia Petiz.

Para além das Tajiservi Talks, a decorrer ao longo de toda a sexta-feira, a inauguração continua amanhã com uma sessão Open House, em que a empresa vai apresentar as várias tecnologias que representa em Portugal.

Partilhar