08 julho 21
Design

T

T-shirts que são arte criadas por alunos de Famalicão

No âmbito de um projeto que envolve a indústria têxtil local, mais de meio milhar de estudantes de escolas de Famalicão criaram cerca de 200 t-shirts que são ao mesmo tempo peças artísticas. Estão expostas junto ao CITEVE, no Parque da Cidade.

Uma nota da Câmara de Famalicão dá conta de que “o projeto TEAR – Territórios Artísticos foi desenvolvido pel’A Casa ao Lado, em parceria com o município, através do programa educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo: Contributos da História Local”, juntamente com o agrupamento de escolas Camilo Castelo Branco, Ribeirão, D. Sancho I, Pedome e Gondifelos, tendo contado, de igual forma, com o apoio da Universidade IES Monte Castelo de Burela, da Galiza”.

Um trabalho artístico que resulta da articulação curricular interdisciplinar da história industrial têxtil do concelho de Famalicão, baseada nos conteúdos científicos do acervo do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, com os conteúdos programáticos relativos à industrialização em Portugal, previstos nos diferentes níveis de ensino, desde o 1.º ciclo ao secundário.

Agora expostas no Parque da Devesa, junto ao CITEVE, as peças foram cedidas pelas empresas têxteis: MTEX NS, Jocolor, Érius, Fergotex e IRV Têxtil, que realizaram, de igual modo, a estampagem das imagens desenvolvidas pelos alunos. A exposição decorre até ao dia 31 de agosto, no contexto do 1º Festival de Arte Pública Comunitária.

Partilhar