23 março 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Nova plataforma contribui para a sustentabilidade

A Ecosystex – Comunidade Europeia de Prática para um Ecossistema Têxtil Sustentável é uma nova plataforma que tem a missão de acelerar a colaboração no campo da sustentabilidade e circularidade têxtil. Entidades nacionais como o CITEVE, o INESC, a JF Almeida, a MTEX e a ERT estão envolvidos.

A plataforma tem o envolvimento da The European Technology Platform for the Future of Textiles and Clothing (Textile ETP) e o apoio de várias agências da Comissão Europeia. Esta nova rede de projetos de circularidade têxtil visa criar uma comunidade que aposte nas práticas sustentáveis a longo prazo, garantido a colaboração entre os consórcios de projetos e durando para além da duração de cada projeto.

Lançada formalmente no início do ano, o sistema conta já com 17 projetos financiados pela UE, incluindo o tExtended, do qual faz parte o CITEVE, o INESC, a JF Almeida, a MTEX e a ERT.

A Ecosystex pretende tornar-se o centro de conhecimento da Europa Central e o recurso de referência para os mais recentes trabalhos de investigação e tecnologia de ponta de informação sobre todos os assuntos relacionados com a sustentabilidade têxtil e a circularidade, segundo o website do projeto.

“O trabalho de investigação e inovação desenvolvido por estes projetos financiados pela União Europeia pode sobrepor-se e estar duplicado ou pode ser complementar”, aponta a página do projeto. “A comunidade Ecosystex vai assegurar que este último é o caso”, sublinha.

Partilhar