29 junho 21
História

T

Diretor de museu têxtil vence Prémio Grémio Literário

O director do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, José Manuel Lopes Cordeiro, é o vencedor do Prémio Grémio Literário 2020, que lhe é entregue na tarde de hoje, dia 29 de junho. A decisão foi conhecida este sábado e premeia o livro “1820. Revolução Liberal do Porto”, uma edição da Câmara do Porto para assinalar os duzentos anos da primeira tentativa de implantação do liberalismo em Portugal.

A distinção vem confirmar a máxima de que, mesmo de forma indireta,  o têxtil acaba por estar sempre em todo o lado! A par da profunda ligação à investigação sobre a história da indústria têxtil, José Manuel Lopes Cordeiro é também o responsável nacional do projecto do Conselho da Europa “Itinerários Culturais Europeus: As Rotas do Têxtil”, tendo já publicado no T Jornal textos relacionados com a história da Indústria Têxtil.

É professor aposentado da Universidade do Minho, investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, presidente da Associação Portuguesa para o Património Industrial, director da revista Arqueologia Industrial, foi também director do Museu da Ciência e Indústria do Porto e está ainda no conselho editorial de quatro revistas internacionais.

A cerimónia está agendada para as 19h00, no Grémio Literário de Lisboa, consistindo o galardão numa escultura de José de Guimarães, que já foi entregue noutras edições a figuras como o cineasta Manuel de Oliveira e o sociólogo David Justino.

Partilhar