26 setembro 19
Denim

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Sonae compra a Vila Nova os 50% que lhe faltavam da Salsa

O grupo Sonae já tem tudo acordado para comprar a Filipe Vila Nova os 50% do capital da Salsa que ainda não controlava e que formalmente ainda estão nas mãos do fundador da empresa.

A nomeação, no início do ano, de José António Ramos para CEO da Salsa foi o penúltimo passo para a Sonae assumir o controlo total da marca portuguesa de denim. Como o grupo fundado por Belmiro de Azevedo tem as suas acções cotadas no Euronext Lisbon, mal o negócio esteja completamente fechado ele terá de ser comunicado à CMVM.

Em maio de 2016, a Sonae anunciou a aquisição de 50% da Salsa a Filipe Vila Nova, um dos três fundadores desta empresa, que oito anos antes, em 2008, tinha procedido a uma separação de águas com os irmãos Beatriz e António (que no entretanto ressuscitaram a Tiffosi), endividando-se para lhes comprar as suas posições.

“Não tínhamos dimensão nem músculo financeiro para nos internacionalizarmos ao ritmo que ambicionamos”, afirmou, há três anos, Filipe Vila Nova, explicando as razões para ter estabelecido a parceria com a Sonae com a venda de metade da  Salsa.

“Já vendemos mais fora do que em Portugal e continuamos a apostar na internacionalização”, disse José António Ramos, o espanhol que a Sonae colocou na liderança da Salsa, numa entrevista em que anunciou esperar fechar o ano com um volume de negócios de 220 milhões de euros, dos quais 15% feito com vendas online.

Com estes números, a Salsa é indubitavelmente o peso pesado da área de moda da Sonae (onde constam marcas como a Zippy, Mo e Deeply), que no ano passado facturou 369 milhões de euros.       

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