Ana Rodrigues
O grupo Sonae renovou a gestão da Zippy e da Losan e nomeou Catarina Leão como nova CEO das duas marcas especializadas em moda infantil. Joana Ribeiro da Silva, até agora CEO e capa do T Jornal número 6, de fevereiro de 2016, assumiu um novo cargo na Worten, também detida pela empresa portuguesa.
Catarina Leão foi diretora comercial das duas marcas e, como explicou a Sonae, “com este movimento, a empresa vai dar seguimento ao seu projeto”. As duas marcas têm nos objetivos a internacionalização e, nesse sentido, “as duas marcas querem ser uma referência no mercado da moda infantil nos seus múltiplos canais de venda”, explicou a empresa.
A Losan foi fundada em 1985 e está nas mãos da Sonae desde 2015. A empresa opera atualmente através de 4.000 pontos de venda multimarca e mantém os seus escritórios em Madrid. Embora a marca seja especializada em moda infantil, também tem oferta para homem e senhora.
Por seu turno, a Zippy nasceu no Porto em 1996 e está presente em mais de 45 países com 110 lojas próprias e em regime franchise e em mais de 600 pontos de venda multimarca. A empresa possui coleções para recém-nascidos, bebés e crianças, e também oferece puericultura.
A Zeitreel, antiga Sonae Fashion, é uma divisão que integra a Losan, a Zippy, a Mo e a Salsa Jeans. A Sonae fechou 2022 com vendas de 7.726 milhões de euros, o que representa um crescimento de 10,9% face ao ano anterior, quando registou uma faturação de 6.695 milhões de euros.