Bebiana Rocha
A Sourcetextile foi convidada pela Somelos Acabamentos para criar uma coleção com tecidos acabados e desenvolvidos em parceria com a Archroma, que, com recurso a um novo processo de tingimento (New Dry Dyeing), permite enormes poupanças de água, e o resultado já é palpável. “A Somelos lembrou-se de nós devido ao forte compromisso com a sustentabilidade desde o nascimento da nossa empresa”, diz o CEO Paulo Barbosa, em entrevista ao T Jornal.
“Ficámos super empolgados com o convite, vimos potencial no processo por ser diferenciador e sustentável. Foi-nos proposto fazer peças em tecidos 100% algodão, mas desafiámos a Somelos a acabar em outras composições. Chegámos ao fim com uma coleção em diferentes matérias-primas tais como algodão, liocel e linho, com diferentes lavagens, que dependendo do material geram aspetos diferentes”, continua.
O resultado foi apresentado ao público na última edição da Munich Fabric Start, onde fez sucesso. “Mostrámos aos nossos clientes e alguns já aderiram ao processo”, diz Paulo Barbosa. Esta é uma coleção de modelos essenciais, composta por camisa, saia, casaco, calça, vestido e tops. “Trata-se de uma pequena amostra do que conseguimos fazer com este Ecodenim, que poupa até 97% de água. Iniciámos só para mulher, mas já estamos a trabalhar com clientes para artigos masculinos”, acrescenta o responsável.
Ressalva ainda que todos os processos de acabamento na fase final, feitos em parceria com a Minority Denim, respeitam a vertente ecológica que é intrínseca à missão da Sourcetextile, não só de poupança de água, como de energia e excluindo produtos químicos.
“A sustentabilidade não é uma moda, mas sim uma obrigação. Desde 2006 (ano de criação da Sourcetextile) que falamos em sustentabilidade, nascemos com o intuito de revolucionar e fazer algo diferente na indústria têxtil. Somos 70% autossuficientes a nível energia elétrica, proveniente de painéis solares e baterias que acumulam excedentes. Ao nível de iluminação, apresentamos um baixo consumo com alto rendimento, devido a toda a infraestrutura estar dotada de tecnologia Led da última geração. Fazemos plantações de árvores anualmente para reflorestar e minimizar o impacto da nossa pegada de carbono. Desde 2017 que publicamos o nosso relatório de sustentabilidade no website da empresa”, sustenta ainda ao T Jornal.
A empresa garante que não vai ficar por aqui nas inovações: está já a planear o que vai apresentar na próxima edição da Munich Fabric Start, apesar do período de incerteza. “É nestas alturas de crise que temos de nos diferenciar e continuar a investir para oferecer novidades”, diz.
A Sourcetextile atua no segmento médio-alto, tendo como público alvo os países nórdicos. Exporta 95% do que produz, essencialmente para Alemanha, Países Baixos, Dinamarca e Suécia. “A nossa estratégia assenta na expansão para novos mercados, na introdução de produtos, serviços inovadores, bem como a capacidade de incorporar e influenciar a nossa cadeia de valor na adoção de boas práticas ambientais e sociais”, conclui o CEO Paulo Barbosa.