13 Fevereiro 20
Première Vision

António Moreira Gonçalves

Soeiro faz em Paris a ponte com os EUA e países nórdicos

Chegam atraídos pelo made in Portugal, fazem perguntas, trocam contactos e já vão colocando as primeiras encomendas. Na Première Vision a Soeiro está a confirmar uma tendência começada na edição anterior: são cada vez mais os clientes oriundos da Europa do Norte e dos EUA, que, entretanto, já representam entre 15% a 20% das vendas.

“Ultimamente temos entrado no mercado americano, e tudo começou aqui na Première Vision, na última estação”, avança Antonieta Barbosa (foto), diretora comercial da empresa de Cete, Paredes. Depois dos primeiros contactos, a Soeiro já recebeu várias encomendas, normalmente entre as 500 e 1.000 peças, de marcas oriundas de várias cidades norte-americanas, como São Francisco, Nova Iorque e Los Angeles.

“Vêm à procura do made in Portugal, é um símbolo de sustentabilidade, de qualidade, de gama média-alta, e de timings cumpridos”, explica a responsável da empresa de confecção, que produz vestuário de homem, mulher, criança e bebé em regime de Private Label. Com uma faturação a rondar os quatro milhões de euros, a empresa tem no centro da Europa os seus principais mercados, mas procura diversificar para os Estados Unidos e para a Europa do Norte, de forma a precaver-se das oscilações de mercadosa.

A relação com os Estados Unidos ainda é embrionária – começou há menos tempos e representa ainda apenas 3% das vendas – mas a Escandinávia tem já um trabalho mais longo.  “Temos clientes finlandeses, dinamarqueses e de outros mercados da região, e aqui já temos uma relação mais forte, já conseguimos entrar também em marcas de criança”, adianta Antonieta Barbosa, estimando que o mercado escandinavo, no seu todo, represente já cerca de 15% da faturação da empresa.

Ao final do segundo dia da Première Vision, a empresa realçava assim vários pontos positivos da sua presença. Apesar de a feira ter registado, sobretudo no primeiro dia, alguma quebra no número de visitantes, a comitiva da Soeiro afirmava ter conseguido rentabilizar o tempo em Paris. “Foi muito importante termos feito uma boa preparação, com muitas reuniões marcadas com antecedência”, conclui Antonieta Barbosa.

A Soeiro é um dos expositores From Portugal no sector Manufacturing – Proximity, onde também estão presentes a Anjos & Lourenço, a Lima & Companhia, a R. Lobo, a Siena e a Soeiro.

A participação das empresas portuguesas na PV Paris está enquadrada no projecto From Portugal, da Selectiva Moda e ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa a promoção internacional das empresas portuguesas da fileira têxtil. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comitiva From Portugal na Première Vision Paris – 11 a 13 de Fevereiro 2020

ACCESSORIES: BORDADOS OLIVEIRA – SOLINHAS

FABRICS: A. SAMPAIO & FILHOS – ACATEL – ADALBERTO ESTAMPADOS – ALBANO MORGADO – AVELANA – FABRICA DE MALHAS SA – CRISPIM ABREU – FAMILITEX – FITECOM – GIERLINGS VELPOR – JOÃO & FELICIANO SA – JOAPS MALHAS – LA ESTAMPA – LEMAR – LMA- alitecno® – LUIS AZEVEDO & FILHOS – LURDES SAMPAIO – NGS MALHAS – OTOJAL- OTS – PAULO DE OLIVEIRA – PENTEADORA – RDD – RIOPELE – SIDÓNIOS KNITWEAR – SOMELOS TECIDOS – TESSIMAX – TEXSER TEXTIL SERZEDELO – TINTEX – TMG FABRICS – TRIMALHAS – TROFICOLOR DENIM MAKERS

MANUFACTURING – PROXIMITY: ANJOS & LOURENÇO – LIMA & COMPANHIA SA – R. LOBO – SIENA – SOEIRO

MANUFATURING KNITWEAR: ORFAMA

SMART CREATION: ADALBERTO ESTAMPADOS – iTechStyle GREEN CIRCLE – RDD TEXTILES – TINTEX TEXTILES

YARNS: JFA – LIPACO – MAF/ FILASA – TEARFIL – TRIFITROFA

 

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