20 julho 21
Indústria

T

Setor têxtil é prioritário na vacinação no Bangladesh

Por ser a principal fonte da económica do país, o setor têxtil tem estatuto prioritário no plano de vacinação contra a Covid-19 no Bangladesh. O plano arrancou esta semana, com 10  mil trabalhadores têxteis vacinados logo no primeiro dia.

“O programa de vacinação dos trabalhadores da indústria começou hoje. O Governo da República Popular do Bangladesh vai garantir a vacinação de todos os trabalhadores e pessoal” da indústria têxtil, disse à EFE o chefe da administração de Gazipur, Tarikul Islam, depois da Associação de Fabricantes e Exportadores de Vestuário se ter congratulado com a iniciativa do Governo.

“Falámos com o Ministro da Saúde para dar prioridade aos trabalhadores têxteis, como pessoas da linha de frente. A vacinação é melhor do que o confinamento. É uma boa iniciativa, que saudamos”, disse o vice-presidente da associação, Shahidullah Azim.

A mesma fonte acrescentou que “todos os trabalhadores vão receber a vacina por fases”, estimando que o número ronde os quatro milhões. “A duração do programa vai depender da disponibilidade da vacina”, acrescentou.

O setor têxtil contribuiu com 81,16% para as exportações do Bangladesh, que foram de cerca de 32,7 mil milhões de euros no ano fiscal de 2020-2021, encerrado em junho passado. Apesar da pandemia, a indústria conseguiu aumentar as exportações em 12,55%, em relação ao ano fiscal anterior, de acordo com dados do Departamento de Promoção de Exportações do Bangladesh.

Partilhar