18 Janeiro 24
Feiras

Mariana D'Orey

Sete marcas portuguesas ditam tendências na Première Vision NY

Brito & Miranda, Bold Design, Crispim Abreu, Casa da Malha, Lemar, Troficolor são as empresas da comitiva ‘From Portugal’, às quais se junta a também portuguesa Paulo de Oliveira, a participarem em mais uma edição da Première Vision New York, que decorre até esta quinta-feira no Tribeca 360, em Nova Iorque.

‘New Venue, New Days’ é o mote desta edição da Première Vision (PV) New York dedicada à moda para profissionais e que marca aquele que é o primeiro evento da PV do ano de 2024. A realizar-se num novo espaço, o Tribeca 360, na cidade mais cosmopolita dos Estados Unidos, o evento desvenda as grandes tendências das coleções Primavera- Verão 25.

Portugal faz-se representar desde quarta-feira neste importante certame de moda de forma muito positiva. “As empresas portuguesas estão muito positivas, este novo espaço é muito diferente e giro”, relata Sofia Botelho, que acompanha as empresas em Nova Iorque. Divididas por países, as empresas portuguesas esperam não só contribuir para ditar as tendências internacionais de moda e otimizar o recurso a materiais e processos cada vez mais sustentáveis, mas também fortalecer os laços comerciais com os clientes americanos.

É o caso da Troficolor, que depois de um longo período sem participar decidiu agora regressar porque “sabemos que é uma feira com expositores de todo o mundo, mas os visitantes são maioritariamente dos Estados Unidos… por isso esperamos, além de solidificar as relações com os clientes americanos que acompanhamos já há alguns anos, estabelecer novos contactos com um leque variado de clientes de valor acrescentado”, esclarece Ana Maria Magalhães, export sales manager da empresa.

Com interesse não só no mercado dos Estados Unidos mas também no fortalecimento de relações com o Canadá, a Troficolor Denim Makers apresenta na estação SS 25 uma coleção dedicada aos princípios da responsabilidade e da transparência. “Com base nestes pressupostos, para a nova coleção SS25, apresentamos uma diversidade de propostas de tecidos produzidos com fibras sustentáveis, tais como algodão BCI, algodão orgânico com certificação GOTS/OCS, algodão e poliéster reciclados com certificação GRS/RCS, Tencel, celulose regenerada, Linho e Hemp, bem como processos de tingimento natural como o índigo vegetal e o tingimento mineral”, revela Ana Maria Magalhães que destaca ainda os conceitos de ECRU (variedade de tecidos prontos a usar a sua cor natural) e de Upcycling (reutilização criativa de tecidos já existentes) desenvolvidos pela Troficolor.

Quem acredita também que a participação na Première Vision New York pode contribuir para expandir as relações comerciais com os clientes norte americanos é a Casa da Malha que espera “encontrar um público bastante diversificado”, considera Mariana Moreira. “Contudo, face aos produtos que vamos expor, iremos tentar canalizar esforços para um tipo de cliente de segmento médio/alto”, esclarece a colaboradora da empresa Casa da Malha. Já quanto às novidades para a estação Primavera Verão 25 a Casa da Malha destaca, nas palavras de Mariana Moreira “várias matérias-primas premium e renováveis, entre as quais salientamos a lã merino, algodão regenerativo, algodão de fibra extra longa, PLA, fibras celulósicas (tais como viscose ECOVERO, TENCEL, refibra, circulose), cânhamo e elastano bio-based”.

A participação das PME empresas portuguesas na PV New York é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, através do Compete 2030 – Programa temático Inovação e Transição Digital.

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