23 julho 21
Empresas

T

sampLess reforça digitalização das marcas e empresas

O sampLess, centro de prototipagem digital vocacionado para o setor da moda e dos têxteis, já tem no ativo a possibilidade de transformar os tradicionais catálogos em experiências digitais inovadoras. Um salto qualitativo para as marcas e empresas, que podem contar com os apoios do From Portugal, no âmbito dos projetos de internacionalização e digitalização.

Digitalização, sustentabilidade e uma inovadora experiência 3D são a proposta do sampLess, através da qual “produtores e marcas partilham novas coleções com clientes estratégicos antes da data dos eventos, permitindo a exploração visual e simulação 3D desses materiais, tornando os encontros presenciais muito mais eficientes”, refere a empresa. “O mesmo acontece com todos os visitantes que durante o evento não têm oportunidade de explorar todos os detalhes de uma coleção. Através da partilha de um email, poderão ter acesso a toda a coleção virtual e consultá-la a partir de um smartphone”.

As vantagens do processo – para além da sua desmaterialização e consequente benefícios  – vão da aceleração do lançamento de novos produtos, à redução de custos nas áreas da logística e da energia, passando pelo valor-acrescentado da oferta empresarial. A isso acresce ainda a possibilidade do recurso a um incentivo no valor de 50% de todos os custos envolvidos, que podem ser enquadrados nos projetos de internacionalização do digitalização do From Portugal.

O serviço da sampLess passa, assim, por tornar a moda e os têxteis portugueses mais digitais. O centro conjuga três serviços: scanning, renderização e modelação 3D. “O processo é muito similar à produção física. O primeiro passo é a digitalização dos tecidos, ou seja, a conversão de uma amostra física numa amostra digital, através de scanning. Depois, a partir dos moldes de cada peça de vestuário, compomos o modelo 3D. Por fim aplicamos os materiais nesse modelo e renderizamos para obter o protótipo final”, explica Paulo Salgado, fundador da sampLess.

Este protótipo pode depois ser partilhado com a equipa comercial, com clientes ou com qualquer parceiro, tornando-se desnecessário estar a produzir amostras físicas e a enviá-las. A tecnologia já não é nova, mas o objetivo da sampLess é torna-la mais generalizada e acessível a empresas de qualquer dimensão.

Partilhar