19 Janeiro 21
Têxteis-lar

António Moreira Gonçalves

Riley, a premiada marca americana 100% made in Portugal

Lançada em Nova York há apenas dois anos e meio, a Riley é uma marca de têxteis-lar que tenta distinguir-se por uma razão: todos os seus produtos são fabricados em Portugal. Um argumento que a marca orgulhosamente destaca em toda a sua comunicação e que, segundo a CEO Sarah Abitbol, não passa despercebido aos consumidores. E até já valeu à Riley distinções de publicações como o New York Times e a Revista GQ.

“Portugal é o sitio para estar no que toca ao sourcing de têxteis-lar”, explica a CEO da marca ao T Jornal. Há dois anos e meio, quando decidiu criar a marca Riley, a empresária apontou logo a bússola para Portugal em busca de fornecedores de têxteis de cama e banho. “Desde o início percebemos que Portugal trazia um valor acrescentado, pela sua longa tradição e história em relação aos têxteis-lar. Portugal, especialmente a região Norte, é a capital dos têxteis-lar”, afirma.

Inicialmente apenas focada nas vendas online – exclusivamente para os mercados da América do Norte – a Riley não esconde no seu site as raízes lusas, com várias imagens e menções à indústria têxtil portuguesa. “Agora com a pandemia já não acontece, mas fazíamos o mesmo com os outdoors no metro ou no autocarro. E nas nossas embalagens essa referência também é bastante evidente”, esclarece a CEO da marca.

“Em Portugal encontramos fornecedores que respondem aos nossos três principais critérios: qualidade, design e sustentabilidade”, explica Sarah Abitbol, que afirma no seu processo de sourcing procurar sobretudo produtores com práticas certificadas de responsabilidade social e ambiental, desde a escolha das matérias-primas à fonte de energia utilizada. A empresa estabelece esta proximidade com os fornecedores através de uns escritórios próprios, localizados na Maia.

Este trabalho tem conquistado várias distinções por parte da imprensa norte-americana. O suplemento Wirecutter, do New York Times, já atribuiu os prémios de melhor escolha às mantas e aos lençóis da marca. No caso destes últimos, a Riley venceu inclusive por dois anos consecutivos o Award Best Cotton Sheets. Também a revista GQ incluiu os lençóis e as toalhas de SPA na sua selecções de melhores escolhas no mercado, os The Best Stuff Award.

Atualmente, para além das vendas online, a marca tem conquistado mercado através de uma parceria com a cadeia Bloomingdales, estando presente em cerca de 20 espaços nos EUA. Numa das principais lojas do grupo – a que se localiza na 59th Street, em Nova Iorque – a Riley tem mesmo uma loja própria, construída dentro da Bloomingdales (na foto).

Para 2021, Sarah Abitbol assume o objetivo de abrir mais lojas em nome-próprio e de alargar a oferta da Riley, chegando aos têxteis de cozinha. Para isso, a empresa continua à procura de expandir a sua rede de fornecedores Made in Portugal.

Partilhar