31 outubro 19
.Cent Magazine

T

Revista britânica descobre mundo verde no MODtissimo

A revista britânica .Cent Magazine dedica uma das suas mais recentes edições online ao último MODtissimo, com a jornalista Jo Phillips a destacar a sustentabilidade, quer da indústria, quer do design, como um dos marcos distintivos da ITV nacional. “Na recente feira de moda MODtissimo, quase todas as marcas em exibição tinham uma oferta verde. De tecidos produzidos eticamente a fios reciclados (muitos dos resíduos de plástico retirados do mar), além de artigos domésticos como toalhas e tapetes”, era todo um universo verde que a .Cent encontrou no edifício da Alfândega.

Jo Phillips esclarece ainda que a opção verde não se confina aos materiais e à indústria, mas é também um tema que se encontra na ordem do dia em qualquer conversa dos agentes ligados ao setor. “O setor está a lutar para estabelecer a sua posição como líder na luta por um mundo melhor.”

“O MODtissimo é muito sobre empresas de tecidos e produtos de linha branca (aquelas que produzem roupas para grandes marcas). Há um grande conhecimento técnico em exibição, sustentado em novas tecnologias”, refere ainda a revista.

Jo Phillips destaca ainda o surgimento de novos criadores como um esteio para a sustentabilidade do negócio têxtil e uma promessa de que o futuro da moda terá necessariamente de passar por Portugal e pelo MODtissimo: “existem várias escolas de moda em Portugal, que estão a começar a criar a sua própria geração de jovens criativos”.

Mas o foco no ‘verde’ regressa: “curiosamente, a maioria utiliza tecidos ecológicos, ao mesmo tempo que procuram incorporar no seu trabalho as habilidades transmitidas de geração em geração”.

E remata: “curiosamente, na feira, houve uma sensação de que se estava nas Nações Unidas, com compradores e jornalistas do Reino Unido, Alemanha, Espanha, mas também vindos de lugares tão distantes como o Japão. A reputação da MODtissimo e seu lugar no mercado cresceram nos últimos anos, à medida que procura novas formas de trabalhar a moda com uma pegada ecológica reduzida”.

 

Partilhar