25 fevereiro 22
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Regresso à Exponor põe MODTISSIMO nas bocas do mundo

O regresso do Modtissimo à Exponor, que resultou num aumento de 10% de visitantes do salão têxtil e que foi aprovada por unanimidade pelos expositores do certame, está a ser tema de destaque das publicações internacionais Pinker Moda, Fashion Network e Noticiero Textil, que dão grande destaque ao sucesso de mais uma edição da feira.

A publicação espanhola Pinker Moda dá destaque ao aumento de visitantes da feira e da satisfação tanto de compradores como de expositores com o clima sentido no MODTISSIMO 59, elogiando este verdadeiro regresso às origens que conseguiu unir num só espaço toda a área expositiva, os vários fóruns e ainda as zonas dedicadas às conferências.

“Os 475 compradores estrangeiros e sua qualidade também foram indicadores da boa saúde de MODTISSIMO, com foco especial em clientes na Alemanha, Espanha e Holanda; para a comitiva austríaca; e para o retorno de compradores norte-americanos”, relata a publicação, que salienta ainda que a extensa agenda de atividades paralelas da feira: as 14 talks divididas entre o espaço Modtissimo e o espaço CITEVE, assim como o lançamento da revista The Green Wave e o showcase de produtos sustentáveis de empresas portuguesas, resultado do Sustainable Fashion From Portugal. “Um projeto que se materializou com a ajuda inestimável da ATP”, reconhece a publicação.

No entanto, o aumento de compradores, que a revista atribui à recessão na cadeia de abastecimento asiática, foi um dos grandes destaques da reportagem, que salienta a qualidade, inovação e sustentabilidade do made in Portugal para o sucesso de todo este processo.

Ainda em Espanha, o Noticiero Textil destaca igualmente o aumento de visitantes, especialmente dos estrangeiros, que vêm à feira à procura do fabrico nacional. Não só pelo abandono da cadeia de fornecimento asiática e consequente “regresso da produção à Europa, mas sobretudo pela qualidade, inovação e sustentabilidade da sua indústria têxtil e da confecção”, revela a publicação.

Características que, explica o jornal, estiveram em discussão nas 14 palestras que a feira proporcionou e que entre a grande diversidade de temas, destacou a sustentabilidade, a inovação e a investigação da indústria têxtil portuguesa, mas também questões mais operacionais como a escassez de mão-de-obra ou a oportunidade de Portugal se assumir como um mercado local de excelência.

Já o brasileiro Fashion Network fala do novo fôlego que a mudança de local para a Exponor veio trazer ao salão Português, que classifica como “um grande sucesso”.

A possibilidade de Portugal ser um dos países que irá substituir a China na cadeira de fornecimento para a Europa foi também um assunto a que o Fashion Network dedicou especial atenção, assim como ao projeto Sustainable Fashion From Portugal, criado pela ATP para promover nos mercados externos a moda portuguesa no domínio da produção responsável e da economia circular. Para além da apresentação da revista The Green Wave, “a mais recente aposta da ATP no âmbito deste projeto para impulsionar a moda nacional além-fronteiras”, explica a publicação, também o showcase de produtos sustentáveis de marcas portuguesas foi destacado pelo artigo noticioso.

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