02 dezembro 20
Inovação

T

Região norte entre as mais inovadoras da União Europeia

A região Norte está entre a mais inovadoras da Europa e foi a na última década a que em Portugal mais convergiu com a média da União Europeia. A análise consta na edição especial do relatório Norte Estrutura, documento elaborado pela CCDR-N que faz uma leitura das tendências socioeconómicas da região a médio e longo prazo.

De acordo com o relatório ‘Regional Innovation Scoreboard de 2019’ – da autoria da Comissão Europeia – o Índice Global de Inovação do Norte aumentou de 83,3% para 92,7% da média da UE28, entre os anos de 2011 e 2019, “em evidente contraste com a estagnação observada na Área Metropolitana de Lisboa (atual líder a nível nacional), que viu o mesmo indicador crescer pouco mais de 1 ponto percentual, de 93,4% para 94,6%, durante o mesmo período”, enfatiza a CCDR-N.

Do lado das potencialidades em matéria de inovação, o Norte está entre as regiões mais inovadoras da europa nos seguintes indicadores: as despesas de inovação não-I&D (investimento em máquinas numa lógica de modernização), os registos de marcas e de design, a percentagem das PME que praticaram atividades internas de inovação e a percentagem das PME com inovações tecnológicas (produto e processos).

Do lado das debilidades, os principais indicadores de inovação, nos quais a região se encontra significativamente abaixo da média da UE28, são o registo de patentes, a percentagem da população dos 30 aos 34 anos com formação no ensino superior, a percentagem do emprego em setores de alta e média-alta tecnologia e a cooperação das empresas com o sistema científico.

Partilhar