30 Março 22
Inovação

Mariana D'Orey

Mónica Gonçalves cria inovador couro de alfarroba

É um produto altamente inovador, 100% natural e português criado pela designer de moda Mónica Gonçalves. Trata-se do Alfarroba.Tex: um têxtil elástico, suave e maleável produzido com alfarroba do Algarve e que está a merecer uma excelente aceitação no mercado.

A ideia surgiu no verão de 2020 quando a designer de moda Mónica Gonçalves decidiu recuar às origens da família algarvia e desenvolver de forma artesanal este novo produto sustentável. “A alfarroba é utilizada na íntegra. É um material muito português. Portugal é o produtor número um de alfarroba no mundo”, diz a jovem designer em entrevista à Notícias Magazine.

O processo, feito de forma artesanal na sua casa na Póvoa de Santa Iria, passa pela trituração do fruto na íntegra e uma posterior secagem à temperatura ambiente durante cerca de oito horas. Com várias aplicações possíveis, na área da moda o couro de alfarroba pode ser aplicado em malas, sapatos, casacos ou gabardines, sendo também uma mais valia para a área da decoração.

Depois de ter feito já um longo caminho na investigação e concretização de novos materiais têxteis sustentáveis, como o fio de cortiça e o couro de casca de banana, Mónica Gonçalves apresenta agora ao mercado este têxtil de alfarroba que para além de elástico, maleável e suave é também um excelente isolante.

No mercado há poucas semanas o couro de alfarroba está já a ser comercializado em vários pontos do país e também no Reino Unido. A expectativa de Mónica Gonçalves é a de que, à semelhança do que já acontece com a cortiça, este novo produto obtenha um grande reconhecido internacional.

Noticias Mag_page-0057

 

Partilhar