20 Julho 23
Feiras

Mariana D'Orey

PV New York: Comitiva ‘From Portugal’ faz balanço muito positivo

O balanço não podia ser mais positivo para a mão cheia de empresas da comitiva ‘From Portugal’ que participou esta terça e quarta-feira em mais uma edição da Première Vision New York, nos Estados Unidos da América. Brito & Knitting, Crispim Abreu, Familitex, Lemar e Bold Design descrevem esta edição como “acima das expectativas”. Um excelente sinal vindo do outro lado do Atlântico.

Peso pesado da indústria têxtil portuguesa a Lemar não tem dúvidas de que esta edição do certame nova iorquino superou o movimento de edições anteriores. “Recebemos a visita de muitos compradores americanos, alguns ingleses também, e registamos, de uma forma geral uma agradável melhoria do movimento e de várias reuniões efetivas”, conta Manuela Araújo, CEO da Lemar.

Otimista revelou-se também a Brito & Knitting que, considerando-se a si mesma como uma empresa “a dar os primeiros passos no continente americano”,  diz ter recebido um total de cerca de vinte compradores interessantes. “Recebemos clientes de marcas internacionais muito interessantes e muito atentos à questão da sustentabilidade”, apontou Paula Carreira.

Sustentável e premium foram os atributos que os compradores que chegaram ao stand da Familitex procuraram. “Fomos visitados por muitos americanos, nomeadamente da zona de Nova Iorque, mas acolhemos também compradores do Canadá todos eles à procura de artigos sustentáveis e premium. Os artigos 100% caxemira, por exemplo, foram uma das atrações”, revela Ana Araújo.

Quem também sentiu na prática o alto posicionamento da ITV portuguesa no mundo foi a Crispim Abreu que, nas palavras de João Abreu, sentiu “um interesse geral na coleção desde os jacquards até aos nossos acabamentos funcionais” com muitas visitas quer de americanos da zona de Nova Iorque quer de canadianos.”

A estrear-se na Première Vision New York, o estúdio de design têxtil Bold Design faz também um saldo positivo desta primeira experiência. “Tivemos muito bons contactos, agora é tempo de voltar e fazer o chamado trabalho de casa para concretizar estes contactos”, explica Jorge Ballester.

A participação das PME portuguesas na Première Vision New York é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector têxtil. Esta feira está incluída no projeto From Portugal, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de internacionalização do Portugal 2030.

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