16 março 23
Feiras

Bebiana Rocha

Publicação polaca destaca cooperação da têxtil portuguesa

A imprensa polaca esteve no Modtissimo 60+1 e acaba de publicar um ‘relatório’ da sua passagem pela feira. A publicação da Fashion Business destaca essencialmente, como sucedeu com publicações de outras geografias, a abertura da indústria têxtil portuguesa ao mundo e a sua capacidade de cooperação.

Entre os tópicos abordados estão também: a criatividade dos jovens designers, que esteve espelhada no Fórum de Novos Talentos logo na entrada do certame e a sustentabilidade, visível nos stands mas também no fórum de tendências organizado pela ASM.

“O Fórum de Tecidos foi uma grande oportunidade para uma rápida introdução e familiarização com o que se encontrava na feira. Os tecidos estavam divididos por tema e às vezes por cor”, diz.

Entre os mais de 200 expositores, a publicação polaca destaca a presença de um número significativo de fabricantes de malhas e o seu carácter verde. “Não faltavam tecidos naturais com certificados ecológicos. Havia até tecidos feitos de cogumelos!”, acrescenta. “Outro sector muito bem representado foi a secção de estamparia. Era tudo muito inovador e colorido”, continua.

A par de tudo isto, a ATP organizou também uma sessão para a imprensa onde deu a conhecer, entre outros assuntos, o projeto Sustainable Fashion From Portugal e a sua mais recente revista ‘The Green Way’, o resultado das exportações e as principais características diferenciadoras da produção portuguesa.

“Ana Paula Dinis, representante da ATP, argumentou que a indústria não se sente ameaçada com a concorrência da Turquia porque nos dias de hoje os clientes valorizam a sustentabilidade e esta continua a ser uma das vantagens competitivas de Portugal”, lê-se no artigo.

Partilhar