15 maio 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Projeto CITE veio a Leixões mostrar o futuro comum

O projeto Circular Economy Innovative Initiative for an Entrepreneurial Europe (CITE), financiado pela União Europeia e que tem como objetivo criar um novo ecossistema entre as instituições de ensino superior e o sector têxtil no sentido da economia, aproveitou a iTechStyle Summit para dar-se a conhecer.

O objetivo da CITE passa por explorar as estruturas, os programas e as iniciativas regionais e internacionais existentes (ou seja, o Pacto Ecológico Europeu, as Regiões Circulares, o Novo Bauhaus Europeu), a fim de ensinar a circularidade aos futuros empresários, com o objetivo final de introduzir melhorias sustentáveis fundamentais no sistema empresarial. Os resultados da CITE serão alargados a outras instituições de ensino superior e regiões (ideias, pilotos, demonstrações, iniciativas e redes) e têm como objetivo ter impacto no mundo da economia circular a nível europeu.

Atualmente, não mais de 40% dos têxteis produzidos são reciclados, sendo apenas 1% em determinadas áreas. Até 2025, os Estados-Membros da UE são obrigados a implementar um sistema de recolha e separação de têxteis pós-consumo (de acordo com a nova diretiva-quadro europeia relativa aos resíduos). Isto representa um enorme potencial empresarial para aumentar as taxas de reutilização e reciclagem em materiais de maior valor.

Como parte do consórcio CITE, liderado pela Universidade RWTH Aachen e composto por cinco outros parceiros com experiência industrial, empresarial e inovadora, a universidade apoiará os estudantes e empresários a aproximarem-se do tema através de aulas, workshops, etc. A CITE fornecerá relatórios e data e promoverá a aprendizagem ao longo da vida, divulgando os resultados da pesquisa e novas tecnologias na indústria, sociedade e educação e apoiará start-ups, designers e PMEs no acesso a oportunidades de financiamento e infraestrutura.

Partilhar