21 setembro 21
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Primeiro dia da Premiére Vision ultrapassa todas as expectativas

O fluxo de visitantes e a multiplicação de contactos com as empresas presentes no regresso físico da Première Vision de Paris, uma das mais reputadas feiras da Europa, está a exceder todas as expectativas e as perspetivas de conclusão de negócios estão agora colocadas a um nível muito elevado. Desde as primeiras horas da manhã que o recinto da feira foi literalmente invadido por visitantes – claramente ávidos de ultrapassarem os condicionamentos da pandemia – e os stands, portugueses incluídos, estão cheios.

Mas não era esta a única surpresa que esperava a comitiva From Portugal: várias das empresas participantes referiram terem sido contactados por compradores norte-americanos, o que não só os surpreendeu, como os deixou com a convicção que o caráter internacional da PV está este ano reforçado. O mercado norte-americano é, recorde-se, aquele que mais tem crescido no mundo desde o fim do pior do confinamento.

Como aliciante adicional, a comitiva From Portugal contará com uma redobrada atenção por parte do Governo, a quem não escapou o caráter como que refundacional da Première Vision deste ano: amanhã, 22 de Setembro, a feira receberá a visita do secretário de Estado da Economia e Transição Digital, João Correia Neves, para, no dia seguinte ali se deslocar Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização.

O certame, que decorre até 23 de setembro em Paris e está ainda disponível em formato online até ao dia seguinte, conta com mais de 900 expositores, com destaque para as novidades nas áreas dos tecidos e malhas. À semelhança de edições anteriores, Portugal faz-se representar por uma forte comitiva de empresas, mais de quatro dezenas, que também ela se revela motivada pelo regresso físico da feira parisiense.

Da participação portuguesa, destaque para a Tintex, que elegeu a PV Paris como a sua primeira e única participação em feiras internacionais em 2021. A empresa apresentará ‘This is Not a Collection’, uma nova abordagem que pretende apresentar uma linha intemporal.

Novidades leva também a Paris a Fitecom, que reforça a linha de produtos ecológicos, com a utilização de poliéster reciclado, lã 100% virgem portuguesa, tecidos adaptados através de membranas ou colagem para a produção industrial de fatos, saias, etc.

Depois de ter participado com bons resultados nas feiras de Milão e Munique, a ModelMalhas não esconde as expectativas para esta edição da PV Paris. “É uma feira global onde esperamos encontrar clientes franceses, belgas e até americanos e canadianos”, diz John Gomes, comercial da empresa que levará à capital francesa novas malhas e fios com destaque para “os fios com fibra de carbono, as aplicações biocerâmicas e os acabamentos antibacterianos”.

Reencontrar clientes habituais e fazer novos contactos são os dois grandes objetivos da Trimalhas, presença habitual na PV Paris. “Acreditamos que nesta edição em particular vamos encontrar sobretudo clientes europeus, uma vez que ainda será difícil para os americanos deslocarem-se a Paris mas de qualquer forma estamos confiantes. A PV é uma feira com muito volume, muita oferta e por isso acreditamos que vai correr bem”, considera Carolina Pinto da Trimalhas.

Visão algo semelhante tem a Crispim Abreu que acredita que a PV Paris será a “reentrè da era pós covid”.  “As pessoas estão com vontade de regressar ao contacto físico. Nós vamos apresentar uma gama maior de malhas circulares desenvolvidas através ou de fibras naturais ou de poliéster reciclado, bem como apresentamos novidades com malhas estruturadas com desenhos e malhas duplas”, revela João Abreu.

É com mais de 20 participações que a Lemar regressa à Première Vision que, explica Flávio Dias, export sale “constitui uma montra privilegiada e um ponto de encontro com antigos e novos clientes de todo o mundo”. “Os resultados das nossas participações na Première Vision Paris foram sempre muito positivos.”

Quem participa com expectativa pela primeira vez no certame parisiense é a Magma Têxtil que para além de toda a sustentabilidade presente na nova coleção apresentará “produtos feitos com um fio exclusivo MAGMA, assim como uma construção de malha exclusiva MAGMA”, explica Tiago Castro, International Sales.

Quem também se estreia na PV é a Anbievolution que depois de mercados como o italiano, alemão, londrino, norte-americano decide agora participar na que consideram ser “a melhor feira a nível europeu”. “Vamos apresentar uma nova coleção muito diversificada em que o tema da sustentabilidade está cada vez mais assente nas nossas malhas”, desvenda André Andrade.

Já a Le Europe / La Estampa regressa a Paris para a sua 5ª participação onde “os resultados são positivos para captação de novos clientes e agentes, além do networking. O mercado que temos mais êxito é o mercado europeu, entretanto, este ano desejamos ampliar nossa prospeção”, revela Joana Silva que divulga ainda que a empresa apresentará na PV “uma plataforma de atendimento digital, interativa e exclusiva LE EUROPE”.

Presença assídua na feira de Paris, Albano Morgado regressa nesta edição com um conjunto de novidades, nomeadamente o facto de ter conquistado a certificação STANDARD 100 emitida pela OEKO-TEX®, que confere aos produtos um elevado grau de confiança.

A economia circular será o grande foco da coleção a ser apresentada na PV pela Troficolor que, considera Sofia Azevedo é “passagem obrigatória dos profissionais das mais importantes marcas internacionais, especialmente neste regresso ao formato físico tão essencial para o setor têxtil”.

A participação das empresas PME portuguesas na PV Paris é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Eis a lista das empresas que fazem parte da comitiva From Portugal, a que se juntam ainda a Adalberto Estampados, Inovafil, JF Almeida, João & Feliciano, Paulo de Oliveira, Penteadora, Somelos Tecidos, Tearfil, Tessimax e TMG Textiles:

A. Sampaio & Filhos Têxteis

Acatel

Albano Morgado

Anbievolution

Anjos e Lourenço

Brito Knitting

Burel Factory

Clariause

Crispim Abreu

Familitex

Fitecom

Joaps

Le Europe/La Estampa

Lemar

Lima & Companhia

LMA

Lurdes Sampaio

Magma Têxtil

Miguel Antunes Fernandes/Filasa

Modelmalhas

NGS Malhas

R Lobo

RDD

Siena

Texser – Têxtil Serzedelo

Tintex Textiles

Trimalhas

Troficolor

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