22 junho 22
Moda

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Preço continua a ter forte impacto na compra de moda

Embora o consumo sustentável de moda seja importante para dois em cada cinco consumidores (40%), cerca de 46% dos europeus continua a preferir a fast fashion, de acordo com um estudo da YouGov, o ‘European Fashion Report 2021’, sendo o preço decisivo para mais de 68%.

O estudo especifica que “o preço é a barreira fundamental para 34% dos europeus não consumirem uma forma de moda mais sustentável. Além disso, 30% considera que os aspetos ecológicos dos produtos não são claros e 28% que é difícil identificar quais as marcas que apostam na produção mais ecológica”.

O estudo analisa as opiniões de mais de 11 mil consumidores de 10 países europeus sobre moda sustentável e conclui que, para 68% dos europeus inquiridos, o critério mais decisivo na compra de roupa é o preço, seguido da qualidade e do fitting.

A moda ocupa o oitavo lugar entre as indústrias em que a sustentabilidade é mais importante para os consumidores, atrás de sectores como a alimentação, a energia, os transportes ou a saúde, entre outros.

Na lista das características mais importantes na compra de moda, apenas 30% dos consumidores valoriza a longevidade do produto, 24% os materiais com os quais o vestuário é fabricado e 15% prioriza o seu impacto ambiental.

De todos os inquiridos, 42% dos consumidores diz que é importante comprar roupa ética e ecológica, especialmente em Itália e Espanha, onde o número sobe, respetivamente, para 60% e 56%.

O resultado do estudo mostra uma diferença substancial entre os países: enquanto 43% dos franceses pensa que o preço é o principal obstáculo à compra de moda sustentável, na Dinamarca, é uma barreira apenas para 19% dos inquiridos.

Além disso, 46% dos europeus prefere comprar roupa em cadeias de fast fashion, enquanto 17% dos consumidores recusa-se a comprar moda em segunda mão e outros 17% consome moda em lojas sustentáveis, seguidos de plataformas de revenda e marcas de luxo.

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