01 junho 22
Comércio

T

Venda de moda online perde velocidade

A Outvio, especialista na gestão dos processos pós-checkout de lojas online, revelou alguns dados que apontam para um aumento do valor médio das encomendas online em Portugal em e-commerce durante o primeiro trimestre de 2022 – mas com o segmento da moda (vestuário e calçado) a revelar um crescimento apenas moderado.

De facto, segundo os dados apurados, a venda de moda online cresceu apenas 2,7% no caso do vestuário e 2,1% no do calçado – o que contrasta com crescimentos da ordem dos 7,3% para os produtos farmacêuticos e dos 6,8% para o segmento eletrónico.

Por outro lado, o preço dos produtos de consumo (por exemplo: perfumaria, farmácia, drogaria, etc.) online cresceu 6,7%, em parte devido a artigos relacionados com o Covid-19, nomeadamente máscaras e desinfetantes.

A Outvio atribui este aumento à inflação, uma vez que, tanto o combustível como a energia necessários para o fulfilment das encomendas estão agora mais caros do que na mesma altura no ano passado. “Observamos um aumento do valor médio das encomendas em Portugal, mas o número de artigos por encomenda é aproximadamente o mesmo para cada sector. Isto sugere um aumento do preço dos artigos ou do transporte no e-commerce, muito provavelmente causado pelo aumento dos níveis de inflação nos últimos meses. Este cenário era quase inevitável dado o atual clima económico europeu”, comenta a Outvio.

Segundo a organização, a inflação online pode fazer com que um número significativo de utilizadores regresse às lojas físicas, na tentativa de encontrar melhores preços e promoções ocasionais.

Partilhar