10 novembro 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Polopiqué e Rieter mostram processo de penteação na reciclagem

A Polopiqué, que recentemente se uniu à Rieter para produzir fios com uma maior percentagem de fibra reciclada mecanicamente, testou com a mesma parceria o processo de penteação das misturas de algodão reciclado. Os resultados mostram que o sistema é muito eficaz.

Após a penteação, a proporção de fibras recicladas na mistura é reduzida de 50% para cerca de 40%. No teste foi fornecida uma fibra reciclada verde de origem pós-industrial do produtor espanhol de fibras recicladas Recover, que também faz parte desta parceria. A principal questão do ensaio foi entender quantas fibras recicladas são removidas durante o processo penteado e como isso afeta a taxa global de reciclagem no fio final. “A qualidade do fio pode ser melhorada significativamente com o processo penteado, mantendo ao mesmo tempo uma elevada proporção de fibras verdes recicladas na mistura”, refere um estudo publicado no site oficial da Rieter.

“No entanto, não só as fibras recicladas são penteadas, mas também as fibras curtas do algodão virgem. Isso significa que ainda resta uma quantidade considerável de fibras recicladas na mistura. O resíduo resultante do processo penteado é ideal para processamento em sistema de fiação a rotor”, complementou.

O processo penteado é um procedimento padrão amplamente utilizado na indústria para melhorar a qualidade do algodão virgem, que permite a fiação de fios mais finos e com maior tenacidade, além de menores imperfeições e desníveis. Com potencial de redução do teor de fibras curtas e do número de neps, é um processo muito interessante para ser utilizado também em misturas de algodão reciclado.

Partilhar