25 janeiro 23
Formação

Ana Rodrigues

Polopiqué abre as suas portas a oficina sobre tecidos

Integradas no Ciclo Têxteis do Presente e na exposição sobre a Polopiqué do Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso, a Câmara Municipal de Santo Tirso promove duas oficinas gratuitas sobre tecidos e roupas do nosso quotidiano, destinadas aos mais jovens, que terão lugar entre os dias 26 e 28 deste mês.

Decorrente da exposição ‘Polopiqué: 26 anos de criatividade e agilidade têxtil’, a primeira sessão decorre às 15h na própria Polopiqué, dia 26 de janeiro (quinta-feira). A oficina pretende dar a conhecer os principais tipos de tecidos e o que nos dizem as suas etiquetas, pois cada tecido conta uma história feita de fibras, da forma de tecelagem ou tricotagem e dos seus acabamentos. A sessão tem conceção e dinamização de Armando Barros, Cátia Faria e Vítor Almeida.

Por seu turno, a segunda sessão foi criada e realizada por Marta Brito e Marisa Queirós e decorre dia 28 de janeiro (sábado) às 10h30, no Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso com o tema “A Alma da Roupa. As fibras têxteis e a sustentabilidade”. O objetivo recai sobre as fibras têxteis e no conhecimento do que são e com que tipo de materiais se faz o fio e que tecidos usamos no quotidiano, recaindo também sobre a temática da sustentabilidade.

Ambas as oficinas são gratuitas e destinadas a jovens do 1º e 2º ciclo, mas de inscrição obrigatória através de e-mail (museus@cm-stirso.pt) ou telefone (252 809 120).

Partilhar