22 dezembro 17
Moda Infantil

T

Piupiuchick parte à conquista dos jovens adolescentes

Os adolescentes passaram a estar debaixo do olho da Piupiuchick que na sua coleção para a próxima temporada quente já inclui peças para jovens com idades até aos 14 anos. A marca, criada há cinco anos pelas manas Pimentel (Mariana e Inês) e a amiga comum Marta Machado Moreira, está também a alargar o âmbito da sua oferta ao homewear.

A primeira coleção da Piupiuchick foi lançada em janeiro de 2012, apenas online e dirigida ao escalão etário 0-8 anos – e teve logo um enorme sucesso.

“O lançamento correu super bem. Em três semanas, a coleção estava toda vendida. E ao cabo de um mês, já tínhamos mais de 11 mil seguidores no Facebook”, conta Mariana Pimentel, 39 anos, a engenheira ambiental que se ocupa do retalho, marketing e planeamento de produção da Piupiuchick.

Nascida com o código genético de ser uma marca de moda infantil 100% made in Portugal, divertida e com qualidade, a Piupiuchick debutou com as vendas limitadas ao comércio eletrónico e no seu essencial concentradas no mercado interno, mas no entretanto esta situação tem vindo a inverter-se.

“Portugal começou por representar 98% das nossas vendas, mas actualmente o seu peso ronda apenas os 15%”, conta Mariana, que fez o essencial da sua carreira na área da inovação (Sociedade Portuguesa de Inovação e Inogate) antes de se virar para os trapos.

Espanha e os Estados Unidos são os principais mercados da Piupiuchick, que também vende para destinos tão distantes como a Coreia do Sul ou a India.  “Não somos nós que escolhemos os clientes…São eles que nos escolhem”.

A aposta na internacionalização levou as fundadores a fazerem um périplo experimental, que as levou a Londres (Bubble) e Florença (Pitti Bimbo) até que em Paris descobriram a feira à sua medida. “Encontramos na Playtime o nosso nicho e as vendas dispararam”, explica Mariana Pimentel, que tem três filhos (Salvador, sete anos, Concha, cinco, e Mateus, ano e meio).

Achada a feira certa, a Piupiuchick, que durante os dois primeiros anos de vida este apenas no canal online, entrou no retalho fisico  – em Portugal tem uma loja própria na rua de Diu, Porto, e em Lisboa tem a coleção na Mini by Luna, ao Principe Real –  e não tem parado de crescer.

“Estávamos em 15 lojas. Agora já vamos em 75. Estamos muito contentes e a crescer. Mas somos muito ambiciosas. Queremos mais lojas, mais países e mais reconhecimento”, conclui Mariana Pimentel. 

Partilhar