04 novembro 22
Feiras

Bebiana Rocha

Performance Days é um sucesso para a comitiva From Portugal

O primeiro dia de Performance Days foi de muito trabalho para as cinco empresas presentes no certame, o que é um sinal inequívoco de sucesso, e o segundo vai pelo mesmo caminho: “Estão todos muito satisfeitos, posso dizer que as expectativas que as empresas tinham estão a ser cumpridas plenamente, diria até a serem superadas. Estão todos a trabalhar muito”, adianta fonte da Associação Selectiva Moda.

A LMA conta que conseguiu ir além das reuniões marcadas, estabelecendo contactos com clientes novos, com destaque para os mercados italiano, alemão e inglês, onde já se encontra bem estabelecida. As atenções nesta edição estão na nova coleção que conta com desenvolvimentos em ananás, banana, fios com misturas de fibras sintéticas e naturais, caxemira e lã. “Podemos dizer que esta é uma antevisão do que vamos expor na ISPO, como por exemplo a nossa tecnologia Drytec, com toques muito bem trabalhados”, esclarece Luís Dias, diretor comercial.

Também a apresentar malhas funcionais sustentáveis e biodegradáveis está a JOAPS: “trazemos algumas novidades como fibras com banana e ananás, e também algumas misturas que desenvolvemos numa parceria com a Smartfiber”, que incorporam por exemplo lã, algodão orgânico, seacell e smartcell, revela Carla Araújo, do departamento de marketing e que assume também funções comerciais. Pelo stand no Hall 3, onde está localizada, passaram durante esta quinta-feira alemães, franceses e ingleses.

A componente sustentável dos artigos portugueses estende-se também à Sidónios Malhas, que se mostra muito entusiasmada com esta participação. Para Munique a empresa levou “merinos, poliamidas pós consumo recicladas e elastanos biobased e novas malhas feitas em colaboração com a Lenzing”, diz Alexandre Silva, responsável pelo desenvolvimento de malhas técnicas e também engenheiro de produção. “Como não estivemos o ano passado, perdemos um pouco o fio à meada, mas estamos a receber clientes antigos e novos, sobretudo europeus, recebemos também alguns americanos, mas poucos”, acrescenta.

O balanço da presença From Portugal na Performance Days é um verdadeiro sucesso. Todos os expositores se mostram satisfeitos com o retorno da feira física e souberam mostrar que os têxteis técnicos e funcionais made in Portugal estão na linha da frente, não só pela sustentabilidade mas também pelo carácter inovador dos seus produtos.

A participação das empresas portuguesas PME na Performance Days é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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