15 março 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Parceira israelita da Lemar colabora com a Zara

A Zara lançou uma coleção com poliamida que reduz para metade o consumo de recursos fósseis no seu fabrico. Uma nova gama sustentável que foi desenvolvida em parceira com a fabricante israelita Nilit – também parceira da portuguesa Lemar na procura de inovação – e a empresa química BASF.

A marca pertencente ao grupo Inditex avançou, assim, um pouco mais na inovação têxtil, lançando uma coleção cápsula com poliamida que utiliza 55% de ácido adípico de biomassa. Um dos principais componentes da poliamida é o ácido adípico, habitualmente produzido a partir de recursos fósseis – gás natural ou petróleo – porém, a BASF produz este ácido a partir de uma matéria-prima derivada da fermentação de resíduos orgânicos.

Cerca de 55% da poliamida desta coleção cápsula contém este material inovador e os restantes 45% são HMDA (hexametilenodiamina), uma matéria-prima amplamente utilizada com o nylon, a maioria das quais feita através de recursos fósseis.

Deste lançamento fazem parte o vestido comprido com um corte ‘cropped’, um body elástico e um vestido de frente única, que incluem Evrnu e Renewcell, o que permite transformar os resíduos têxteis em pasta de celulose ou outras fibras para o fabrico de novos tecidos. Mas, incluem também Piñatex – um material concebido pela Ananas Anam que transforma resíduos de folhas de ananás em fibra têxtil – e Lanzatech – uma start-up que converte as emissões de carbono em etanol que pode ser utilizado no fabrico de poliéster.

Partilhar