02 novembro 21
Inovação

T

Onwork, Lemar e Polyanswer criam bata sem chumbo para raio-x

O consórcio composto pela Onwork, Lemar e Polyanswer, com o apoios da Faculdade de Engenharia do Porto, Faculdade de Ciências do Porto e CITEVE, desenvolveu, no âmbito do projeto Texboost, uma inovadora bata que oferece total proteção aos raios X: não utiliza chumbo e é mais leve que a atual oferta existente no mercado. O produto está neste momento em fase de patenteamento.

Depois de cinco anos a trabalhar no projeto, a equipa conseguiu atingir a proteção exigida, acrescentando ainda uma leveza, importante para o apetrecho em investigação. A próxima fase é “ver as condições dentro do consórcio e passar para a divulgação no mercado” nacional e internacional, explica João Almeida, da Onwork.

O sócio gerente da Onwork confessa ter sido um projeto feito na base da tentativa erro: “houve vários caminhos que fomos tentando: tentamos aplicar a solução no fio, aplicar a solução com membranas interiores, depois coatings para ver que caminho podíamos seguir”, diz o responsável pela empresa confecionadora. O processo de análise para verificar as acumulações de raio X e o feedback dos utilizadores finais foram também essenciais para chegar aos resultados expostos.

Para além da bata estão a ser desenvolvidos outros equipamentos de proteção hospitalar de raio-X, nomeadamente batas, saiotes, coletes e protetores de tiroide. João Almeida descreve o projeto como desafiador e fora do normal da empresa: “foi desafiante conseguir uma solução que fosse concretizável; numas primeiras amostras utilizávamos uma membrana interior meia aborrachada que em termos de confeção era difícil, o material era duro para a agulha perfurar”, um desafio que foi ultrapassado, partilha.

Selecionado para o showcase do iTechStyle, o novo produto conquistou o júri do iTechStyle Awards, encontrando-se selecionado entre os finalistas.

Partilhar