30 junho 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

ONU quer marketing da moda envolvido com boas práticas

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Carta da Moda Convocada para Mudanças Climáticas das Nações Unidas lançaram o primeiro Manual de Comunicação de Moda Sustentável – o Playbook: um guia prático para profissionais de marketing de moda sobre como podem contribuir para mudanças sustentáveis.

Lançado no Global Fashion Summit em Copenhague, o livro mostra aos comunicadores algumas das boas práticas: combater a desinformação, reduzir as mensagens que perpetuam o consumo excessivo, redirecionar a aspiração pessoal para estilos de vida mais sustentáveis e capacitar os consumidores a exigirem maior ação das empresas e das políticas públicas.

Ina Parvanova, diretora de Comunicações e Engajamento da ONU para as Mudanças Climáticas, disse em comunicado que “a indústria da moda reconhece que as mudanças que precisa de implementar são sistémicas. Mudar os comportamentos do consumidor e confrontar o papel que o marketing e a narrativa desempenham nisso, são cruciais”.

Daniel Cooney, diretor de comunicação do PNUMA, disse por seu turno que “o equilíbrio entre a ciência da sustentabilidade e a reimaginação da narrativa da moda é onde os comunicadores podem destacar-se. Há tanto poder nas histórias que a moda conta. Para que o sector da moda cumpra as suas metas de sustentabilidade, precisamos que o seu enorme motor de marketing redirecione os seus esforços para o consumo sustentável”.

“Mas há um vazio notável de participação nesta mudança das partes interessadas da comunicação. O Manual de Comunicação de Moda Sustentável fornece o guia prático necessário. Mais importante ainda, destaca como há espaço para uma enorme criatividade para imaginar e concretizar o mundo em que queremos viver”, acrescenta.

Partilhar