12 janeiro 22
Indústria

T

Omicron com forte impacto na cadeia de fornecimentos

As associações comerciais e empresariais da Alemanha afirmaram que a escalada de casos da variante Omicron do coronavírus desde o final de 2021 não representa um risco elevado a longo prazo, mas vai ter um impacto massivo em termos da cadeia de fornecimentos a curto prazo.

Dirk Jandura, presidente da Associação Federal de Exportações e Serviços (BGA) desde outubro do ano passado, garante, citado pela agência Reuters, que o impacto será temporário e que “não há risco de colapso” no longo prazo, mas aconselha as empresas a prepararem as suas produções para o impacto imediato.

Jandura acrescentou ainda que não é possível as empresas enfrentarem a pandemia sozinhas, e que precisarão de ajuda dos governos, ou através de medidas como a redução dos preços da energia ou por via de linhas de financiamento dedicadas – semelhantes às que têm sido criadas um pouco por toda a Europa ao longo dos últimos dois anos.

O Reino Unido é até o momento o país europeu mais afetado pela variante Omicron, com o governo a impor um severo pacote de medidas de combate logo no início de dezembro.

A crise da cadeia de fornecimentos vem a exercer um forte impacto na indústria europeia desde o verão passado, quando as interrupções da cadeia logística começaram a ocorrer devido ao aumento exponencial dos custos de transporte, que por sua vez aumentaram os prazos de entrega à escala planetária.

Partilhar