13 Dezembro 19
Moda

T

Novos criadores desfilam hoje no PFN em Matosinhos

18 jovens designers, de 11 escolas de moda nacionais, competem hoje em mais uma edição do Concurso Novos Criadores PFN. Os coordenados a concurso, totalmente produzidos com materiais da indústria portuguesa, sobem à passerelle às 19h, no Mercado de Matosinhos.

É mais uma prova da simbiose entre o design e a indústria têxtil. Os estudantes de moda das escolas nacionais foram desafiados a apresentarem novos conceitos de moda, subordinados ao tema ‘Manipulation’. A emergência ambiental, o diálogo entre culturas e a transição digital foram algumas das abordagens apresentadas pelos alunos.

Os alunos finalistas, que hoje desfilam (lista completa abaixo) tiveram a oportunidade de materializar os seus coordenados com o apoio de empresas têxteis portuguesas. A utilização adequada dos materiais, tal como a perfeição técnica na confecção, serão inclusive alguns dos critérios de avaliação do concurso, para além da criatividade estética e da originalidade dos modelos.

A decisão dos vencedores nas duas categorias – Categoria I para alunos com até dois anos de formação e Categoria II para alunos com mais anos de currículo – será da responsabilidade do júri do concurso, composto por Júlio Torcato e David Catalan, designers, por Paulo Cravo, coordenador da plataforma Bloom, por Alexandra Oliveira, da marca Pé de Chumbo, Paulo Gomes, representante da Câmara Municipal de Matosinhos, e António Gonçalves, jornalista do T.

O desfile decorre no Mercado de Matosinhos, a partir das 19h, e tem entrada livre ao público.

 

PFN_Candidatos

Partilhar