30 outubro 2020
Exportações

T

Nove guias sobre o nosso têxtil para compradores espanhóis

Um total de nove guias sectoriais sobre o mercado têxtil e moda português vão ser distribuídos por marcas, empresas e especialistas espanhóis. São os Guias Fashion Law, elaborados pela João Fraga de Castro & Associados a pedido da Moda Espanha e das diversas associações representativas do sector do país vizinho.

O desafio partiu da Moda Espanha, para fazer um conjunto de 9 Guias sectoriais, relativos ao mercado português, e  que será amplamente distribuído no universo das associações do sector, como a  ACOTEX (Associación Empresarial del Comercio Textil, Complementos y Piel), ACME ( Associación Creadores de Moda de España), ASIRTEX (Associación Ibérica de Reciclaje Textil), COITENGA, AFYDAD FEDECON ( Associación Española de Fabricantes y Distribuidores de Artículos Desportivos), CONSEJO  INTERTEXTIL, TEXFOR (Confederación de la Industria Textil), AMSE (Associación de Moda Sostenible de España), e várias outras, num universo total que ultrapassa as 60.000 empresas.

Com uma experiência de mais de 20 anos na assessoria às empresas exportadoras do sector têxtil, a  João Fraga de Castro & Associados é também responsável por iniciativas como o I Encontro Internacional de Fashion Law, organizado na Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa, a criação da Pós – graduação em Direito da Moda – a primeira em Portugal – ou a publicação do Livro Fashion Law – Direito da Moda, editado pela Thomson Reuters Aranzadi.

Foi na sequência deste desta ligação e profundo conhecimento das matérias relacionadas com o negócio têxtil e o Direito da Moda que surgiu o desafio das entidades espanholas para a elaboração dos guias que os apoiem nos negócios e contatos com as empresas exportadores de Portugal.

A ideia, explica a João Fraga de Castro & Associados, é que os guias reflitam para os importadores espanhóis a perspectiva do mercado português, sobre temas como Moda Sustentável, Marcas, Ecommerce, Moda em Tempo de Reinvenção, Novas Tecnologias ou o Sistema Financeiro e a Moda.

Partilhar