09 maio 23
Inovação

Ana Rodrigues

Nova ferramenta de IA da Smartex aumenta a produção

Aproveitando o sistema de câmara Smartex CORE, a empresa apresentou a nova AI Boost Tool que ajuda a otimizar a produção e a melhorar a qualidade do tecido, fornecendo assim uma vantagem competitiva real às máquinas Smartex. A nova ferramente de IA permite que os teares circulares produzam tecido mais depressa.

Com a mesma qualidade e em menos tempo, o sistema aumenta a produtividade da máquina e da fábrica. O sistema foi testado em algumas empresas têxteis portuguesas tendo-se demonstrado um caso de sucesso, produzindo mais e sem queda de qualidade.

O teste na Modelmalhas decorreu durante duas semanas e como afirmou Ricardo Dantas, coordenador de operações da Modelmalhas, em comunicado “não se trata apenas de inspeção, mas de controlo de todo o nosso processo produtivo, garantindo a qualidade e o desempenho de nossas máquinas e trabalhadores”.

Por seu turno, a Brito Knitting executou um teste mais curto, mas igualmente bem-sucedido: “Com a chegada do Smartex, a nossa empresa conseguiu diminuir o número de defeitos e aumentar a produção devido à nova liberdade que o sistema dá aos nossos funcionários.”, referiu Vítor Barroso, Manager da Brito Knitting.

Habitualmente, os teares circulares podem ter que parar por diversos motivos e, portanto, não trabalham 100% do tempo na sua velocidade máxima. Nesse sentido, esta nova ferramenta proporciona às fábricas a capacidade de aumentar a velocidade de produção para encontrar o equilíbrio ideal entre produção e qualidade.

Aumento da produtividade, produzindo mais sem custos adicionais, desperdício ou tempo de inatividade; aumento da velocidade de produção, permitindo tempos de resposta mais rápidos aos pedidos; e manutenção dos níveis de qualidade e a redução das bobinas rejeitadas durante o controlo de qualidade são algumas das vantagens encontradas no sistema da Smartex.

“Estamos entusiasmados em apresentar a nossa nova ferramenta de IA, que permitirá que nossos clientes aumentem a produção com os mesmos recursos, mantendo altos níveis de qualidade”, conclui Gilberto Loureiro, CEO e cofundador da Smartex.

Partilhar