14 fevereiro 23
Inovação

Maria Monteiro

Nova APP promete poupar nas faturas das PME portuguesas

A software house portuguesa Maidot, fundada por Pedro Lima, acaba de lançar a APP Jenova, que promete gerar uma poupança que pode chegar a uma média de 120 mil euros por ano às PME industriais através da utilização de Inteligência Artificial na automatização de tarefas administrativas.

Mas não só: segundo a empresa, a redução de desperdícios na produção e a otimização do agendamento dessa mesma produção são duas outras vertentes da APP que podem igualmente ter uma influência marcadamente positiva no controlo de custos.

O lançamento desta nova ferramenta ocorre após um ano de estudo de mercado e três de desenvolvimento, com um investimento de 300 milhões de euros. A APP funciona de forma independente ou em conjunto com outras ferramentas e, a partir daqui, é possível gerir, local ou remotamente, toda a orçamentação, inventário, produção, recursos humanos, manutenção, faturação e logística, entre outros.

“Tendo por base as nossas previsões e testes-piloto, a Jenova permite poupar cerca de 120 mil euros a cada empresa: 35 mil em recursos humanos, 28 mil em inventário e mais de 56 mil em produção, uma vez que atinge várias conquistas”, explica Pedro Lima, o criador da nova plataforma, em comunicado divulgado pela publicação Executivo Digest.

Pedro Lima sublinha ainda que “existem duas realidades de plataformas para o apoio a indústrias de produção e gestão de chão-de-fábrica. Num caso, passam por processos muito complexos e caros, e, no outro, são demasiado simples, servindo apenas como base de dados. Acreditamos ser o meio termo, preenchendo um vazio no apoio a milhares de PME´s portuguesas”.

Partilhar