16 dezembro 22
Empresas

T

Norte 2030 já foi aprovado pela Comissão Europeia

O programa Norte 2030, gerido pela CCDR-Norte e dotado com 3,4 mil milhões de euros, acaba de ser aprovado pela Comissão Europeia. A sua estrutura, desenhada em cinco eixos de intervenção, confere-lhe, segundo a entidade gestora, uma flexibilidade acrescida e maior abrangência de propósitos.

Esses cinco eixos, “em linha com as prioridades nacionais e europeias”, diz a CCDR-Norte, estão orientadas para diferentes áreas de investimento: ‘Norte mais competitivo’; ‘Norte mais verde e hipocarbónico’; ‘Norte mais conectado’; ‘Norte mais social’; e ‘Norte mais próximo dos cidadãos’.

“O NORTE 2030 constitui um dos instrumentos financeiros de apoio à execução das estratégias de desenvolvimento regional e sub-regionais do Norte, em conjunto com os programas temáticos do Portugal 2030 (‘Demografia, Qualificações e Inclusão’, ‘Ação Climática e Sustentabilidade’, ‘Inovação e Transição Digital’ e ‘Mar’), assim como do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e dos programas de cooperação territorial europeia, entre outros instrumentos públicos nacionais e comunitários”, refere ainda a entidade gestora.

Entretanto, a CCDR-Norte e a Xunta de Galicia apresentaram as três primeiras convocatórias do POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha) para o período 2021-2027 e respetivas estratégias territoriais da área de aplicação dos programas de cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal.

Partilhar