27 fevereiro 23
Indústria

Ana Rodrigues

Museu da Indústria Têxtil vai ser transferido para fábrica histórica

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MIT) vai ser transferido para o desativado parque industrial Sampaio Ferreira, em Riba de Ave. A Câmara de Vila Nova de Famalicão revelou ter adquirido uma parte da infraestrutura por 354 mil euros – que vai agora reabilitar para acomodar o acervo museológico.

O MIT está atualmente instalado em Calendário, num espaço alugado. Com a nova casa, o Museu passará a estar localizado num espaço que tem ligação direta com o sector têxtil: “Riba de Ave é o berço da indústria têxtil e esta transferência honra também o MIT e o trabalho valiosíssimo que tem feito na valorização e preservação do nosso património”, afirmou o presidente da câmara, Mário Passos, citado pelo jornal O Minho.

A fração adquirida tem uma área de implantação de quase quatro mil m2 e um logradouro de 1.235 m2 naquela que foi uma das primeiras unidades fabris do Vale do Ave. A fábrica Sampaio Ferreira foi construída pelo empresário Narciso Ferreira e fundada em 1896, tendo sido implantada numa área de cerca de 35 mil m2.

Partilhar