04 março 2022
Indústria

T

Famalicão integra rede europeia para indústria sustentável

Com a marca Cidade Têxtil e tendo no seu território muitas das empresas do setor que se destacam na produção de artigos sustentáveis, Vila Nova de Famalicão é a única cidade portuguesa que integra o Manifesto – Cidades para a Indústria Sustentável. O acordo junta várias cidades europeias na promoção e aplicação da nova Estratégia Industrial da União Europeia para uma economia mais verde, inteligente e resiliente.

“Através deste manifesto desejamos dar um apoio especial à nossa indústria, líder em inovação e sustentabilidade, e exigir da UE um compromisso e apoio francos que contribuam para o objetivo de termos uma indústria forte e que respeite a neutralidade carbónica”, diz o documento que esta quarta-feira, dia 2 de março foi aprovado pelos subscritores, citado em nota do município.

O objetivo passa ainda por “reforçar simultaneamente a competitividade em condições equitativas no mercado global”, diz ainda o manifesto que foi aprovado num encontro online que juntou as várias cidades envolvidas, representantes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu, do Comité das Regiões e da Rede Eurotowns, entre outros.

Segundo a nota do município, “as cidades signatárias comprometem-se a apoiar a transformação para uma indústria sustentável, com recursos mais eficientes e tecnologias e processos industriais limpos; a fomentar a cooperação entre as várias cidades e os principais atores do setor; a estabelecer partilhas e relações de aprendizagem mútuas; e apoiar projetos urbanos e industriais que promovam os objetivos de sustentabilidade da União Europeia (UE), de forma a construir uma Europa competitiva e com neutralidade carbónica”.

Lançado pela cidade espanhola de Avilés, este manifesto é subscrito por cidades industriais como Baracaldo (Espanha), Detmold (Alemanha), Sindelfingen (Alemanha), Boblingen (Alemanha), Sain Nazaire (França), que se juntam a Vila Nova de Famalicão.

O concelho de Famalicão é o mais exportador da região Norte – e terceiro a nível nacional –, sendo o setor têxtil e vestuário aquele que mais contribui para o resultado, indicam os dados do Anuário Estatístico do INE. Apresentou em 2020 um saldo positivo de 765 milhões de euros como resultado de uma diferença entre as exportações (1.746.464 m€) e as importações (981.278 m€), e os dados mensais preliminares do INE indicam que as exportações das empresas do concelho acumularam até novembro de 2021 um crescimento de 23,86% face ao mesmo período de 2020 No concelho operam cerca de 15.000 empresas, que representam um volume de negócios na ordem dos cinco mil milhões de euros.

Partilhar