18 março 22
Empresas

T

TMG como exemplo de inovação sustentável e responsável

A TMG como o exemplo paradigmático de uma empresa que muito mais do que fabricar, cria, inova, acrescenta valor, foi escolhida pela Câmara Municipal de Famalicão para o arranque do roteiro Famalicão Created IN, que visa valorizar, divulgar e homenagear a indústria do concelho. Manuel Gonçalves, Executive Bord Director do Grupo TMG, foi o anfitrião da comitiva na visita inaugural que decorreu nesta quinta-feira, dia 17 de março.

“A sustentabilidade não é para nós um produto, é um processo, um conceito presente no dia a dia da empresa e nas diferentes etapas de produção”, destacou Manuel Gonçalves perante a comitiva liderada pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que teve oportunidade de tomar contacto com todos os departamentos da gigante da têxtil, “onde inovação e sustentabilidade são conceitos na ordem do dia deste histórico grupo com mais de 80 anos de experiência que detém uma posição de grande relevo no mercado mundial do têxtil e do automóvel”, como refere uma nota do município.

Dando conta de que “o exemplo da inovação com responsabilidade pela sustentabilidade social e ambiental da TMG deu o mote para o arranque do roteiro Famalicão Created IN”, a nota explica que “no chão de fábrica da TMG existem as habituais secções associadas à produção, como a confeção, embalamento e fiação, mas existe também um Centro de Desenvolvimento Têxtil, onde se criam novos produtos, investigam novos materiais e aplicações, procuram-se métodos mais sustentáveis e desenham-se colecções”.

Para o município que adotou o título de Cidade Têxtil e o concelho mais da região norte (e o terceiro do país), “o exemplo da TMG é paradigmático”, destacando mesmo que o compromisso pela sustentabilidade e responsabilidade do grupo “está devidamente formalizado com a adesão da TMG  à United Nations Global Compact (UNGC)”, a iniciativa das Nações Unidas de cidadania empresarial que pugna pelo cumprimento dos dez princípios de Desenvolvimento Sustentável.

A nota do município conclui que “o Grupo TMG apresenta-se como uma das marcas mais reconhecidas em Portugal e no mundo”. Exporta para mais de 40 mercados e gere um amplo portefólio de negócios. Para além da indústria têxtil e automóvel, diversificou os negócios nas áreas do retalho têxtil, da operação privada de helicópteros, da produção de vinhos e da produção de energia hídrica e de cogeração.

Partilhar