27 outubro 23
Feiras

Bebiana Rocha

Munich Fabric Start regressa ao calendário original: setembro

Já há datas para a segunda edição de 2024 da Munich Fabric Start: será dias 3 e 4 de setembro, no edifício MOC Munich, na Alemanha. Depois de uma experiência fracassada de antecipação da feira para junho deste ano, a organização volta ao calendário habitual de setembro, justificando a decisão como uma questão de ‘timing e eficiência operacional’. Recorde-se que várias empresas portuguesas deram mostra do seu desagrado pelas alterações agora desativadas.

Em julho passado, a Somelos deu voz a esse descontentamento. “Estas novas datas não são, no nosso entender, favoráveis, porque representam um agravamento brutal dos encargos para as empresas: estamos a falar de três feiras seguidas em época alta, com os hotéis e os voos muito mais caros”, disse na altura, ao T Jornal, Gabriela Melo, diretora de Criação e Design da Somelos.

O certame reduziu também a sua duração para dois dias por uma questão de “gestão de tempo e orçamento”, refere a organização em comunicado. “Permitimos que a indústria se reúna num local acessível internacionalmente, no momento certo para as encomendas”, continua, indicando ainda uma divisão do espaço em oito áreas: Tecidos, Bluezone, ReSource, Sourcing, Design Studios, Keyhouse e Sustainable Innovations.

A publicação italiana La Spola antevê que esta mudança no calendário para a primeira semana de setembro possa “iniciar um efeito dominó em outras feiras, especialmente se outros certames optarem por retornar às datas históricas, abandonando o mês de julho, monopolizado pela Milano Unica e Première Vision”, escreve.

São conhecidos também os dias para a edição primavera-verão 2025, que se realiza no inicio do ano dias 23 a 25 de janeiro. Bem como para as duas edições VIEW, dias 18 e 19 de junho e 03 e 04 de dezembro.

Partilhar