26 julho 22
Feiras

T

MT60: mercado holandês de vestuário vale 16,5 mil milhões

O MODTISSIMO 60 irá acolher os Países Baixos como convidado especial, nos dias 6 e 7 de Setembro, na Exponor, e aquele país responde pela importação de 16,5 mil milhões de euros de vestuário (em 2021), o que se afigura como uma excelente oportunidade para as empresas portuguesas.

Com as exportações neerlandesas de vestuário a chegarem aos 13,6 mil milhões, a parceria surge na sequência do interesse por parte das suas empresas do sector têxtil em explorar Portugal como parceiro sustentável e circular.

“É mais uma iniciativa que nos enche de orgulho e nos ajuda a aumentar a internacionalização da feira”, afirma Manuel Serrão, diretor da feira. Já na perspetiva dos Países Baixos este convite faz todo o sentido numa altura em que assiste a um “visível aumento do interesse das empresas neerlandesas do sector em explorar Portugal como parceiro”, segundo a embaixada daquele país em Lisboa.

Entre os atributos da ITV nacional que motivam a comitiva neerlandesa destacam-se os princípios da sustentabilidade, circularidade e de inovação que “estão perfeitamente alinhados com o nosso lema para esta participação: The future of fashion and textiles is circular”.

No quadro da iniciativa como país convidado do MT60, os Países Baixos estão a trabalhar em articulação com a organização neerlandesa Clean and Unique, plataforma para marcas, designers, especialistas e produtores neerlandeses sustentáveis. A parceria, desenvolvida com a AEP (Associação Empresarial de Portugal) e a RVO (Netherlands Enterprise Agency) prevê ainda a visita de uma forte comitiva neerlandesa aos produtores têxteis do Norte de Portugal.

Segundo o INE, os Países Baixos foi o 7º cliente das exportações portuguesas de bens em 2021, com uma quota de 3,9% no total, ocupando a 4ª posição ao nível das importações (5,4%). Ao longo do período 2017-2021 verificou-se um crescimento médio anual das exportações de 3,9% e de 4,7% nas importações. A balança comercial de bens foi desfavorável Portugal, tendo apresentado um défice de 1.953 milhões de euros em 2021.

Partilhar