Mariana D'Orey
Muito movimento nos corredores e bons contactos estabelecidos, quer com clientes já tradicionais quer com novas marcas de grande potencial, marcam o balanço da última edição da London Textile Fair, que terminou esta quarta-feira no The Business Design Center – Islington em Londres. Fábrica Tecidos Vilarinho, Fitecom, Lemar, LMA, Troficolor Denim Makers são as empresas da comitiva ‘From Portugal, às quais se juntaram ainda as portuguesas Adalberto e Paulo de Oliveira.
“Já não fazíamos esta feira há muitos anos e podemos dizer que, sem dúvida, fomos agradavelmente surpreendidos”, considera Luís Sousa Dias, da LMA. A empresa especializada em artigos de desporto regressou à feira “sobretudo para retomar contacto físico com os habituais clientes ingleses com que, desde a pandemia, o contacto tem sido mais desafiante”, mas foi surpreendida com um grande volume de novos contactos de marcas emergentes “com enorme potencial”, considera Luís Sousa Dias.
Uma experiência idêntica é partilhado pela Adalberto que, inicialmente receosa com o facto de a feira se realizar este ano mais tarde do que o habitual, se diz “altamente surpreendida”, nas palavras de Tâmara Martins. “O primeiro dia foi muito intenso, muitos novos contactos e de quem decide. O segundo dia foi mais calmo, com mais agendamentos prévios mas com uma qualidade muito interessante”, explica a sales manager da empresa que recebeu sobretudo clientes britânicos.
Britânicos, mas também um cliente argentino, outro do Dubai e alguns compradores dos clássicos mercado do sul da Europa marcaram as visitas ao stand da Lemar. “As nossas expectativas foram amplamente superadas, a feira esteve com um enorme fluxo e quem nos visitou queria mesmo efetivar negócio”, revela Flávio Dias, do departamento de exportações da empresa portuguesa.
Com uma grande lista de contactos já previamente estabelecidos, a Troficolor voltou à London Textile Fair “sobretudo para reforçar o contacto presencial” mas foi claramente surpreendida. “Estávamos com algum receio que já fosse tarde para os clientes encomendarem para a coleção Verão mas fomos positivamente surpreendidos: muito movimento e muitos bons e novos clientes”, acrescenta Ana Magalhães, export sales manager da empresa especializada em denim.
A participação das empresas portuguesas PME na London Textile Fair é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.