25 novembro 21
Feiras

T

Modtissimo: Regresso à Exponor com eco internacional

O anúncio das datas do Modtissimo59, o regresso ao amplo espaço da Exponor, as maiores facilidades e localização próxima ao aeroporto, fazem eco na imprensa internacional especializada. Neste regresso a casa, há até quem recorde os anos de ouro, quando o têxtil e a confecção portugueses funcionavam como plataforma para as marcas e empresas de toda a Europa. Quem sabe se com a ambição também de um regresso a esses tempos.

Recordando que a Exponor é o lugar onde a feira nasceu há quase 30 anos, o Global Fashion Export refere que o único salão português de têxtil e moda vinha alternando as suas edições entre a Alfândega e o Aeroporto do Porto. A falta de datas disponíveis, no caso da Alfândega, e a escassez de espaço no Aeroporto obrigaram à mudança.

“A opção é perfeita”, conclui a publicação, referindo-se à localização da Exponor a 10 minutos dos aeroporto, “um fator muito importante tendo em conta a cada vez maior afluência de compradores internacionais”. E “2022 é um ano muito importante para o salão português do têxtil e confeção que celebra em setembro a sua 60ª edição”, refere a publicação.

Assinalando que se trata de “um regresso a casa”, a publicação recorda que “há 30 anos a feira tinha lugar numa estrutura idêntica à das feiras da época, um momento em que o têxtil e confeção português viviam os seus anos de ouro como opção de subcontratação para as empresas de toda a Europa”, relembra a notícia.

Já no Noticiero Textil, o jornalista Francesc Almena cita o diretor da feira, Manuel Serrão, dizendo que aquela que tem sido a primeira opção para as edições de Fevereiro nos últimos seis anos, o aeroporto, tornou-se impraticável, não pelas datas mas sim por falta de espaço.

Neste “regresso ao lugar onde foi feliz” cita as vantagens comunicadas pela organização dando conta da possibilidade de reunir todos os expositores e fóruns de informação no pavilhão 5 da Exponor, com 6 mil metros quadrados e recentemente renovado.

Assinalando que o Modtissimo regressa à Exponor em Fevereiro, também a espanhola Pinker Moda dá conta da mudança para a Exponor dada a escassez de espaço expositivo no aeroporto, o que obrigava a deixar de fora muitos expositores. No novo espaço, destaca as acessibilidades e as alargadas opções de estacionamento, fáceis e gratuitas.

Já o site Fashion Network diz que “ 2022 será o ano do regresso a casa para o Modtissimo”, explicando em seguida que “graças à nova localização será possível reunir todos os expositores e fóruns informativos numa mesma área, uma vez que o evento irá realizar-se no Pavilhão 5, que conta com uma área de 6 mil metros quadrados.

A notícia refere ainda que, “organizado desde 1992, o Modtissimo é o maior salão português da fileira têxtil e o mais antigo da Península Ibérica. Com duas edições anuais – em fevereiro e em setembro, o evento reúne toda a fileira têxtil nacional, dos produtores de fio aos confecionadores de vestuário”.

Partilhar