Ana Rodrigues
Mais que o preço, a falta de informação é o grande obstáculo à compra de moda sustentável. A conclusão resulta de um estudo realizado pelo Institut Français de la Mode (IFM)/Première Vision, que mostra que 90% dos consumidores querem vestir de forma mais responsável.
Envolvendo mais de seis mil consumidores franceses, italianos, alemães, britânicos e americanos, o estudo conclui que o principal obstáculo para a moda sustentável está sobretudo relacionado com a informação disponível. Quando questionados sobre o consumo responsável de vestuário, 58% dos norte-americanos dizem ter adquirido, no último ano, um produto de moda sustentável, face a 67% dos europeus. Porém, a falta de informação é considerada um obstáculo pela maioria, exceto na Alemanha onde o preço é o fator relevante.
No total, entre 27,1% e 48,5% dos inquiridos desconhece onde é efetuada a compra responsável de vestuário. Mais ainda, a maioria tem como material predileto o algodão, ainda que este tenha um impacto significativo na água e nos pesticidas, e consideram o poliéster como material mais nocivo.
Apenas entre 9,4% e 2,8% dos seis mil inquiridos existe o conhecimento sobre marcas, rótulos e certificações responsáveis presentes na indústria da moda. E, no que contende com os materiais, entre 40,3% e 51,3% considera o couro como subproduto da indústria alimentar e entre 30% a 40% tem conhecimento sobre couro reciclado. Por fim, ainda que a maioria conheça imitações sintéticas, apenas 10% conhece materiais feitos em ananás, maçãs ou cogumelos.