03 Novembro 22
Economia

Ana Rodrigues

Moda europeia exporta menos 47,4% para a Rússia

Entre março e agosto deste ano, as vendas de vestuário, calçado, acessórios e perfumaria para o mercado russo totalizaram apenas 1.615 milhões de euros, ou seja, menos 47,4% que no mesmo período do ano anterior, que tinha uma receita total de 3.071 milhões de euros.

Ainda que com um começo de ano com uma confiança renovada na Rússia – as exportações aumentaram 20,3% só em janeiro –, com a eclosão da guerra as exportações caíram 43,5%, registando contrações de 39,1% em julho e 39,7% em agosto. Desde então, algumas das maiores empresas começaram a terminar os seus negócios no país – quase sempre com a venda dos ativos a investidores locais, como são exemplo a Mango, a Tous, a Reebook ou a Sephora.

A última a tomar essa decisão foi a Inditex, que suspendeu a sua atividade na Rússia após o início da guerra e, recentemente, concordou vender os seus negócios para o Médio Oriente, ao grupo Daher – proprietário da Azadea, um dos maiores distribuidores do Médio Oriente.

De salientar que o custo da guerra na Ucrânia para as exportações do sector têxtil e do vestuário europeu já chega a mais de 1.600 milhões de euros, segundo as últimas estatísticas comunitárias publicadas pela Icex Spain Export and Investment.

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