18 Junho 20
Tecnologia

António Moreira Gonçalves

Minty Lab quer conduzir as fábricas no digital

Levar as empresas portuguesas, mesmo as mais tradicionais, a descobrirem os mares do digital. Este é o objetivo da Minty Lab, responsável pela Minty Square, que agora está também focada em fornecer novos instrumentos de navegação à indústria portuguesa. A plataforma, que pretende facilitar os contactos online com clientes, está incluída no novo catalágo de marketplaces do projecto From Portugal.

“Neste momento impõe-se a qualquer empresa que tenha um site institucional e uma página que permita o contacto com os clientes, até porque ao longo dos últimos meses as alternativas tradicionais foram suspensas”, lembra Ana Cravo, co-fundadora da empresa, que a partir da experiência com a Minty Square, criou um serviço orientado para ajudar as empresas dos sectores ditos “tradicionais” – como o têxtil e o calçado – a protagonizarem a transição digital.

Com o calendário de feiras em suspenso e as visitas a clientes interrompidas, grande parte da indústria foi confrontada com a urgência do digital. Mas aquele que seria um passo faseado, tornou-se num salto repentino. “Muitas empresas não deram o passo digital até aqui e neste momento estão obrigadas a reinventar-se”, explica Ana Cravo.

Para dar resposta às exigências de cada empresa, o projecto passa pelas tecnologias mais simples, como um site institucional e um formulário de contacto, e chega a serviços mais complexos, como chatbots – mensagens com inteligência artificial – ou até serviços de apoio ao cliente. Tudo acompanhado com um conjunto de serviços na área dos conteúdos como a fotografia de produto, o marketing digital ou as redes sociais. “Queremos tirar o peso do digital de cima das marcas, para que se concentrem nos seus produtos e nos outros aspectos do negócio”, resume a responsável pela empresa.

Com a afirmação do digital como meio de contactar clientes dentro do país e além-fronteiras, a plataforma da Minty Lab está também integrada no projecto From Portugal, sendo os seus custos apoiados em 50%. Ao longo dos últimos meses, o projecto de apoio à internacionalização para a ITV nacional alargou o seu catálogo de serviços, que agora, para além das feiras presenciais, conta também com marketplaces para profissionais do sector.

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