T54 - Junho 2020
Serviço Especializado

Minty Lab – O trabalho deles é levar as empresas para o online

“Apercebemos de que existia um novo padrão. A indústria agora não pode ir a feiras e precisa de novos canais de comunicação”, lembra João Figueiredo acerca do periodo de pandemia, quando surgiu a ideia de criar a Minty Lab

António Moreira Gonçalves

Ana Cravo e João Figueiredo são os fundadores da Mintysquare, um marketplace dedicado à moda nacional, que ao longo dos últimos cinco anos ajudou mais de 150 marcas e designers a transitarem para o digital. Agora, através da Minty Lab, estendem essa experiência às indústrias tradicionais, criando plataformas personalizadas para empresas de sectores como o têxtil e o calçado. Uma ferramenta que se propõe a levar os produtores nacionais a mercados externos e que, por isso, integra o novo catálogo de marketplaces do projecto From Portugal.

A iniciativa – que já conta com alguns parceiros – surgiu nas primeiras semanas da pandemia. Com a interrupção das viagens internacionais, muitas empresas perceberam que precisam de novos meios de comunicação e a caixa de contactos na Mintysquare foi- ficando congestionada. “Apercebemos de que existia um novo padrão. A indústria agora não pode ir a feiras e precisa de novos canais de comunicação”, lembra João Figueiredo.

Para dar resposta aos pedidos, os fundadores da Mintysquare criaram um serviço especializado, o Minty Lab, que procura dar uma resposta passo-a-passo à realidade de cada produtor. “Fazemos um raio-x à empresa, tentamos perceber quais as necessidades, o que faz e, sobretudo, o que a distingue. Vemos se já existe uma marca e um logótipo, por exemplo, e depois criamos uma página consoante a atividade e os objetivos da empresa”, explica Ana Cravo. As soluções que apresentam vão desde o website corporativo ao catálogo de produto, passando por plataformas de contacto com os visitantes, como formulários ou diferentes sistemas de chat. “É necessário criar as melhores ferramentas para contactar os clientes já existentes, mas também os que possam vir ao encontro da empresa”, acrescenta João Figueiredo.

Um trabalho que vai para além da implementação e que continua a ser feito depois da plataforma estar online. “Depois aplicamos uma estratégia de conversão. Para atrair clientes hoje em dia é necessário ter uma boa performance marketing, desde Google adds, a redes sociais, tudo. E é importante saber monitorizar os dados, perceber quais as estratégias que se revelam mais eficientes”, explica o co-fundador da empresa, levantando o véu sobre aquilo a que chama “um universo de possibilidades”.

O objetivo é sobretudo concretizar a transição para o digital. Algo que ambos afirmam ter sido adiado por muitas empresas, mas que agora se tornou mais urgente do que nunca. Já há cinco anos, com as marcas de moda, se tinham confrontado com a mesma realidade. “Muitos criadores e designers tinham uma presença online frágil. Apercebíamo-nos, por exemplo, que os sites iam abaixo durante os desfiles, porque naquele momento tinham mais procura”, recorda João Figueiredo. Com a Mintysquare criaram um ponto de convergência para a moda nacional e foram também apoiando as plataformas autónomas de marcas como a No Brand, a Rufel ou a Ambitious.

Agora o objetivo passa por subir na cadeia de produção e levar também os produtores industriais para o online. Um processo que, num momento em que o tráfego aéreo continua limitado, se torna especialmente interessante para chegar a compradores internacionais. Por isso mesmo, o Minty Lab foi integrado no catálogo de marketplaces da plataforma From Portugal, estando a adesão de marcas e empresas portuguesas a ser apoiada pelo projecto de promoção internacional, tal como acontece com as feiras tradicionais.

O Serviço

Minty Lab
Praça Coronel Pacheco, 2º Andar - Sala MI13
4050-453 Porto

O que faz? Produz plataformas digitais para marcas de moda e produtores industriais Áreas Web design, programação, consultadoria digital, implementação e gestão de plataformas Fundação 2015 Equipa 30 colaboradores Escritórios Porto

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