30 junho 22
Gestão

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Metade das empresas não controla solvência dos clientes

Cerca de 47% das empresas portuguesas não integra na sua política comercial critérios de solvência que permitam a revisão, aprovação e elaboração de recomendações quanto aos limites de exposição ao risco, de modo a controlar de forma sistemática e transversal a evolução da sua carteira de clientes.

O número é da responsabilidade da consultora Crédito y Caución e da Iberinform, que, no mais recente Estudo de Gestão de Risco de Crédito em Portugal, revela ainda que 64% das empresas também não possui qualquer manual interno que defina a política de riscos comerciais e em 15% dos casos não existe um departamento responsável pela sua gestão.

A alternativa a esta deficiência resulta no facto de “a direção geral assumir uma forte influência na definição da política de riscos comerciais: o diretor-geral ou gerente de 73% das empresas está diretamente envolvido na gestão do risco de crédito”. Assim, “apenas 9,4% das empresas conta com áreas especializadas na gestão de risco de crédito comercial”.

O peso da gestão técnica da política de riscos comerciais continua a recair, “como uma tarefa mais, sobre os departamentos financeiros (52% das empresas), ocasionalmente em coordenação com as direções comerciais (24% das empresas) que fazem a gestão direta da carteira de clientes e a prospeção de vendas no mercado potencial. Em 15% das empresas, a gestão de risco de crédito dos clientes não está entregue a nenhum departamento”.

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