07 abril 22
Fast Fashion

T

Marta Ortega já assumiu a presidência do grupo Inditex

Marta Ortega assumiu formalmente o controlo do gigante Inditex, tornando-se assim na mulher mais poderosa do “fast fashion”. Com 38 anos, descrita como discreta e reservada, era vista há anos como a sucessora natural do seu pai como a líder do império de 6.500 lojas e 174 mil funcionários.

A sua nomeação tinha sido já oficializada em Novembro, no contexto de uma reorganização dirigida pelo próprio Amancio Ortega, após uma década com Pablo Isla ao comando dos destinos do grupo, durante a qual idealizou a sua expansão pelo mundo.

“Levamos tempo a preparar esta transição. Marta já está a trabalhar há 15 anos na empresa. Impulsionou muitas iniciativas e é uma pessoa que conhece muito bem o grupo”, disse então o gestor, citado pela agência EFE.

Marta estudou num colégio católico na Galiza e num prestigiado colégio privado na Suíça, licenciou-se, em 2007, na European Business School de Londres, tendo transitado para  sede da Inditex, na Corunha, depois de uma espécie de estágio disfarçada como vendedora numa loja da Zara na capital britânica.

Nos últimos anos trabalhou na maior discrição a supervisionar o design e a impulsionar a marca, mas sem ter ocupado qualquer cargo executivo. A filha de Amancio Ortega ocupa a partir de agora a presidência do grupo, mas não a sua direção-geral, que fica a cargo de Óscar García Maceiras, ex-Banco Santander.

Partilhar